NOVO HAMBURGO

23°C

Publicidade

O PATRONO

Werner Behrend - Patrono da Imprensa de Novo Hamburgo

Desde 2003, Werner Alcides Behrend é considerado o Patrono da Imprensa de Novo Hamburgo. O projeto de lei foi uma iniciativa do ex-vereador Lucindo Amaral (in Memorian) e foi sancionado pelo ex-prefeito José Airton dos Santos. Filho de Hans Behrend e Bertha Feltes, Werner nasceu em Novo Hamburgo e atuou no primeiro jornal do município de Novo Hamburgo, O 5 de Abril, desde as primeiras edições - a primeira edição circulou em 6 de maio de 1927.

O jornal foi idealizado por seu pai, Hans Behrend, e por Leopoldo Petry, logo após a emancipação em 5 de abril de 1927. Ainda jovem Werner assumiu o posto de diretor do jornal, auxiliando seu pai na produção do semanário que circulou por 35 anos - a última edição circulou em 19 de fevereiro de 1962. Entre tantos episódios interessantes, precisou driblar a patrulha com a língua alemã durante a Segunda Guerra Mundial, garantindo a impressão do jornal apesar das dificuldades do período. O semanário, até a Segunda Guerra Mundial, trazia anúncios e reportagens no idioma alemão

A sua contribuição para manter O 5 de Abril circulando por 35 anos foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo com duas homenagens: o título de Patrono da Imprensa de Novo Hamburgo e o batismo da sala da assessoria de imprensa da Câmara, que se chama "Werner Alcides Behrend" - a denominação ocorreu no mandato do então presidente do Legislativo, vereador Antônio Lucas.

Também foi definido pela Câmara o dia 6 de maio como Dia da Imprensa Hamburguense, como forma de homenagear a data que circulou o primeiro jornal do município.


Publicidade

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade

PARCEIROS