NOVO HAMBURGO

19°C

Publicidade

Em clima de Dia das Mães, ilustre moradora do Gramadozoo vai ser mamãe novamente

O período de gestação da espécie varia entre cinco e seis meses

12 de Maio, 2018 às 20:07

Ultrassonografia confirmou gestação da fêmea de bugio. Halder Ramos/Divulgação

Uma das primeiras moradoras do Gramadozoo, uma fêmea de bugio-preto, vai ser mamãe novamente. Um exame de ultrassonografia confirmou a suspeita dos veterinários. A fêmea está com aproximadamente 45 dias de gestação.


Conforme o veterinário Marcelo Cunha, que comandou a ultrassonografia, o período de gestação da espécie varia entre cinco e seis meses. “O exame abdominal trouxe um diagnóstico positivo para gestação. Foi visualizado um feto. O coração com batimentos preservados, crânio e coluna cervical”, atesta.


O veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, destaca que a avaliação preventiva foi realizada com o objetivo de avaliar a saúde da mamãe e do bebê bugio. Stadler observa que a fêmea está com idade estimada de 17 anos. “Os bugios vivem até os 25 anos. Apesar da idade, ela está muito bem de saúde. É um animal que está conosco desde que abriu o zoológico, em 2008. Era criada em cativeiro ilegal dentro de uma casa”, conta.


Publicidade


O veterinário alerta para a importância da reprodução em cativeiro. Stadler destaca que os bugios não transmitem febre amarela. “Infelizmente, muita gente vê o bugio como ameaça por causa da febre amarela, mas é um animal que é o nosso anjo-da-guarda. Só quem transmite é o mosquito. Os projetos de conservação são muito importantes para que a espécie não entre em extinção”, conscientiza.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS