NOVO HAMBURGO

19°C

Publicidade

Empresa completa 62 anos e presenteia Novo Hamburgo com restauração de casa centenária

Imóvel localizado em Hamburgo Velho foi construído por volta de 1895

07 de Maio, 2018 às 17:36

Projeto de restauração da casa centenária é do arquiteto Volnei Ferrari.

Que belo gesto! É de orgulhar a comunidade hamburguense!


A Comissaria Ultramar, instalada no bairro Hamburgo Velho, está completando 62 anos e decidiu presentear Novo Hamburgo. A empresa está restaurando uma residência localizada na rua General Osório, 1049/1053, no Corretor Cultural do município: é conhecida como Casa Engel, Casa Daudt e, ainda, como Casa Amarela. A construção é datada de 1895.


A Ultramar deseja que a recuperação desse patrimônio histórico “seja indutora de transformações positivas na região”. A empresa também destaca que esse é um “gesto de agradecimento a toda população que aqui se estabeleceu desde os imigrantes aos dias de hoje”. O projeto e execução levam assinatura do arquiteto Volnei Ferrari, um entusiasta da preservação e revitalização de Hamburgo Velho.


O prédio está na fase final da restauração. Já estão confirmados interessados em ocupar o ponto, dando mais vida ao centenário prédio. Mesmo assim, ainda é possível fazer contatos para saber como instalar alguma operação comercial no local. O telefone de contatos é (21) 9937.55033.


Publicidade


COMISSARIA ULTRAMAR


A Ultramar é uma empresa atuante nas áreas aduaneira e logística de transportes internacionais, oferecendo à seus clientes completa assessoria em comércio exterior. Fundada em 1956, suas operações cresceram no Brasil pelas mãos de seu fundador, Franciscus Arnoud de Jong, tornando-se uma das líderes de mercado no seu segmento de negócios.


HISTÓRICO DA CASA ENGEL | CASA DAUDT | CASA AMARELA – INFORMAÇÕES DO INVENTÁRIO MUNICIPAL


A Casa do casal Carl Engel (nascido em 05.01.1840, em Rinsenberg, Birkenfeld, Alemanha; faleceu em 22.05.1899, em Hamburgo Velho) e Elisabetha Kappel Engel (01.10.1847 -20.07.1945) foi construída por volta de 1895 em terreno adquirido da viúva Juliana Kraemer, conforme escritura datada de 03 de dezembro de 1894. O lote foi demarcado pelo agrimensor Ernesto Müzell, em 1895, e consta como situado na “Estrada Geral” – hoje Rua General Osório. Serviu como residência e ateliê de confecção de malas e artigos de couro. Carl Engel também foi um dos fundadores da Sociedade de Cantores Frohsinn, em 4 de maio de 1888 – atual Sociedade Aliança


Os segundos proprietários foram o casal Robert Ernest Driesch e Augusta Engel Driesch, ela filha de Carl e Elisabeth Engel. Destes, passou para a filha do casal Georgina Driesch (1896-1973) casada com Carlos Conrado Grün (1892-1964). Posteriormente, o imóvel passou para Hedy Ruth Grün (1918-2000), filha de Carlos Grün (1914-1987), casada com João Guilherme Müller. O imóvel permaneceu com os herdeiros Müller até a década de 1990, quando foi adquirido pelo arquiteto Aluísio Daudt que reside no imóvel e mantém um escritório de arquitetura no local.


Carlos Conrado Grün também manteve na casa um pequeno ateliê de fabricação de artigos de couro. No início da década de 1920, industrializou sua manufatura de artigos para viagem e foi, provavelmente, nesta época que transferiu a empresa para outro imóvel, localizado na esquina da Rua General Osório com a Rua Borges do Canto. Em 1926, admitiu como sócio da empresa, o genro João Guilherme Müller que, segundo o informativo A Tribuna Ilustrada, de 1927, veio “aliar seus conhecimentos técnicos e comerciais à competência de Carlos Conrado”...


No mesmo periódico encontramos também elogios à qualidade dos produtos, bom gosto e excelência das matérias primas. Participou como expositor da grande feira comemorativa ao centenário da Imigração Alemã, realizada no ano de 1924, em Novo Hamburgo. No início da década de 1930, houve a fusão da empresa de Carlos Grün com a fábrica de Arthur Haas. O casal Grün também participava da Sociedade de Cantores Frohsinn e da Comunidade Evangélica Três Reis Magos.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS