NOVO HAMBURGO

26°C

Publicidade

Brinquedo hoverboard explode em apartamento de família na Vila Nova e deixa hamburguense com queimaduras

Casos de explosão vêm sendo registrados há alguns anos, esteja o equipamento parado ou em movimento

13 de Abril, 2018 às 14:08

Bombeiros foram acionados para combater o princípio de incêndio e retirar o equipamento. Divulgação

Uma família hamburguense, moradora do bairro Vila Nova, passou por um tremendo susto. E, por detalhe, o episódio não se transformou numa tragédia.


Recentemente, um dos filhos da família estava brincando com seu hoverboard, um skate elétrico movido a bateria, também identificado como uma prancha com duas rodas e equilíbrio automático. Após usar o brinquedo, deixou o objeto numa peça da casa. O aparelho não estava sendo carregado na tomada, ficou simplesmente parado.


Poucos minutos se passaram, quando começou a sair fumaça do hoverboard. O filho chamou os pais para verem o que estava ocorrendo. Em seguida, o brinquedo começou a gerar muita fumaça. Na movimentação para tentar levar o aparelho para o lado externo do apartamento, o equipamento explodiu nas mãos do pai, que ficou com queimaduras de 1º grau na cintura e virilha – nesse momento, também apareceram pequenas chamas no brinquedo.


Para tentar controlar a situação e apagar o fogo, foi jogada uma toalha molhada em cima do aparelho. Quando o episódio parecia normalizado, o pai da família tentou levar novamente para o lado externo. Foi quando ocorreu mais uma explosão no aparelho.


Em razão das explosões – foram quatro no total –, foi acionado o alarme de incêndio do prédio. O extintor do corredor foi acionado pra ajudar. As famílias vizinhas precisaram evacuar os apartamentos. Alertado, o Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo foi chamado para dar suporte até mesmo na remoção do equipamento.


Felizmente, foi possível controlar a situação, evitando que o princípio de fogo se propagasse para outros ambientes e, até mesmo, outros pisos do prédio residencial. O susto, contudo, foi grande. A família registrou Boletim de Ocorrência e pretende ingressar com ação judicial para que os responsáveis sejam notificados das consequências do problema de fabricação do equipamento. O objetivo é evitar que outras famílias passem por essa situação.


Publicidade


PROIBIÇÃO EM AVIÕES


Em razão da repetição de episódios, os hoverboards foram proibidos de serem embarcados em aviões nos Estados Unidos, seja em aviões em voos comerciais ou em voos de carga. A Consumer Product Safety Commission dos Estados Unidos, um órgão responsável pela segurança dos produtos que são comercializados em solo americano, está rastreando e estudando os motivos pelos quais os hoverboards estão pegando fogo em diversas situações diferentes.


INFORMAÇÕES


Como esses casos envolvendo essa prancha se repetem há alguns anos, é importante divulgar informações preventivas.


- Se o equipamento explodir, não adianta jogar água sobre ele. As características deste equipamento onde se propaga o incêndio e a explosão neste equipamento potencializam a reação em contato com a água.


- Usar preferencialmente o equipamento em ambientes externos – jardins, praças, clubes. Evitar ao máximo dentro de áreas fechadas.


- Extintores de pó químico e dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio. Não deve ser usado extintor à base de água.


- O telefone dos bombeiros para EMERGÊNCIAS é 193.


CONFIRA MAIS FOTOS DO EQUIPAMENTO APÓS AS EXPLOSÕES

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS