Novo capítulo da ponte sobre a Avenida dos Municípios, que liga Campo Bom e Novo Hamburgo. Após mais uma paralisação no final de fevereiro, temos um recomeço.
A ponte sobre o Arroio Pampa, na ERS-239, começou a ganhar novas formas. Após a colocação das fundações - noticiado pelo Portal Martin Behrend em http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i... e http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i... -, começou no final da semana passada a construção das primeiras vigas da estrutura localizada na Avenida dos Municípios. “Elas sustentam as lajes pré-moldadas que servem como base para a pista”, detalha o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti.
Uberti conta que a mesoestrutura – como é chamada a porção média da ponte – está concluída. As ferragens estão no local aguardando a instalação dos pilares. Após essa etapa, inicia a execução de mais quatro vigas longitudinais pré-moldadas que irão unir os pilares da estrutura. A seguir, será realizada a concretagem a partir do trecho de Campo Bom. Por fim, há o escoramento da viga Travessa no segmento de Novo Hamburgo.
“Conforme nos comprometemos com a região do Vale dos Sinos, especialmente com os moradores de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, iremos finalizar em maio a estrutura de 44 metros de comprimento e 1,6 metros de largura”, afirma Uberti. Executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e do Daer, a obra recebe R$ 1,48 milhão da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
Na placa oficial colocada pelo governo do Estado e o o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a obra deve ser entregue até 13 de maio de 2018. O prazo está dentro do previsto – embora a entrega esteja sendo esperada há mais de 20 anos. A ponte de 44 metros foi orçada em mais de R$ 1,4 milhão. A curiosidade é que nesta mesma placa consta a data de “início da obra”: 9 de janeiro de 2014. É uma das tantas vergonhas do Estado do Rio Grande do Sul.