NOVO HAMBURGO

26°C

Publicidade

Ao completar 130 anos, Sociedade Aliança passa a ser a casa oficial de quatro tradicionais grupos musicais de Novo Hamburgo

Fundado em 4 de maio de 1888, o clube mais antigo de Novo Hamburgo tem origem no canto coral

17 de Março, 2018 às 16:14

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo já realizou alguns ensaios em sua nova casa. Diego Mascarenhas/Divulgação

A Sociedade Aliança completa 130 anos em 2018. Sua origem é mais remota é o canto coral, através do Frohsinn Gesangverein, fundado em 4 de maio de 1888 - a sede ficava no atual prédio do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais.


O clube que acolhe o Monumento ao Imigrante sempre teve a vocação de promover a cultura em mais de um século de história. A continuidade do Frohsinn foi garantida com o Coro Júlio Kunz, que até hoje canta e encanta. É um dos grupos de canto mais antigos do Brasil com atividade ininterrupta.


Quis o destino que, ao completar 130 anos, o Aliança tenha recebido uma missão: abrigar três grupos musicais de Novo Hamburgo. Além do Coro Júlio Kunz, a diretoria aliancista definiu três parcerias no começo deste mês, fazendo o clube turbinar a sua vocação de promotor da cultura.


Agora, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, as Meninas Cantoras de Novo Hamburgo e os Meninos Cantores passarão a ensaiar e ter a sua base no Aliança. "É um momento muito especial na nossa história. Ter esses grupos aqui dentro é uma grande honra. O nosso clube sempre foi um grande palco para shows, peças de teatro, musicais, concertos, festivais de coros e dança, entre outras atividades. É um presente de aniversário", salienta a presidente aliancista, Gabriela Streb.


Publicidade


Os espaços ocupados pelos novos grupos dentro do clube estão praticamente definidos, e envolve salas no Salão Social e junto à sala do Coro Júlio Kunz. "Tínhamos salas que não estavam sendo ocupadas. Então, fizemos ajustes internos. É uma honra ter esses artistas com a gente", completa Gabriela. Além disso, o clube cria um ciclo interno de renovação de vozes no Coro Júlio Kunz, uma vez que os integrantes dos Meninos Cantores e das Meninas Cantoras naturalmente poderão passar a fazer parte do grupo adulto. A vice-presidente Cultural do Aliança e integrante do Coro Júlio Kunz, Carmem Kauer, participou das conversações. "Estamos muito felizes com essa aproximação", destacou.


CANTO CORAL


A temporada dos 130 anos da Sociedade Aliança está repleta de atividades. O calendário está definido, podendo sofrer eventuais ajustes em razão de novos eventos ou datas que precisam ser modificadas. Aproveitando esse novo momento, está previsto pelo menos uma grande atividades envolvendo os quatro grupos: Coro Júlio Kunz, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, as Meninas Cantoras de Novo Hamburgo e os Meninos Cantores.


É um momento especial para o Aliança. É um momento especial para os quatro grupos. E é um momento especial para a cidade de Novo Hamburgo, que terá a garantia da sequência desse trabalho.


É sempre importante lembrar: em agosto de 2013, o ex-prefeito Luis Lauermann (PT) sancionou a Lei nº 2585/2013, com projeto aprovado pela Câmara. A lei diz que “Fica tombado, como bem de natureza imaterial da cidade de Novo Hamburgo, o Canto Coral. Assim como em 2017, neste ano o 53º Festival de Coros do Vale do Sinos deverá ser realizado na Sociedade Aliança.


PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS - 130 ANOS


10 de março – Gre-Nal do Departamento de Tênis

17 de março – Festa Saint Patrick´s

18 a 22 de abril – Copa Davis de Tênis

4 de maio – Balada de Aniversário – 130 anos no Espaço Monumento

6 de maio – Reinauguração da sala do Coro Júlio Kunz – Sala Oscar Kunz Filho

12 de maio - Torneio Aberto Infanto-juvenil e Adulto de Xadrez – Salão Social do Aliança

26 de maio – Rock Contra o Frio no Vagão – Evento Beneficente

26 de maio – Festival de Massas do Coro Júlio Kunz na Churrasqueira Esportiva

2 e 30 de junho – Olimpíada Escolar de Novo Hamburgo – Modalidade Tênis e Badminton

3 de julho – Olimpíada Escolar de Novo Hamburgo – Modalidade Xadrez

7 de julho – 11ª Feijoada Amigos do Coro Júlio Kunz no Espaço Monumento

16 de setembro – Evento cultural – 130 anos da Sociedade Aliança. Coro Júlio Kunz, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Meninas Cantoras de Novo Hamburgo e Meninos Cantores da Catedral

De 27 a 29 de setembro – 53º Festival de Coros do Vale do Sinos

19 e 20 de outubro – Dia das Crianças e Torneio Vintage/Retrô de Tênis

Setembro/Outubro – Copa Thomás Engel de Tênis

Setembro/Outubro – 18º Galeto do Aliança com massa e salada

Novembro – Concerto de final de ano

Dezembro – Boate Vagão Pré-Réveillon


RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS