NOVO HAMBURGO

25°C

Publicidade

Dia histórico! Inauguração da Rádio Progresso teve grande solenidade em fevereiro de 1948

No dia da inauguração, houve discursos direto do Rio de Janeiro e do Palácio Piratini

04 de Março, 2018 às 16:58

Anúncio no jornal O 5 de Abril em 30 de janeiro de 1948: informações sobre as operações da Rádio Progresso

“A inauguração dessa potente broadcasting, que opera na frequencia de 1,470 quilociclos, com três kilowattes de antena, representa um dos mais gigantescos passos na senda de progresso em que marcha Novo Hamburgo... Nunca, porém, é demais assoalhar tratar-se de uma das mais altas conquistas da nossa cidade, cuja conservação deve ser mantida a qualquer custo”.


Este parágrafo acima estampou a capa da edição de 13 de fevereiro de 1948 do jornal O 5 de Abril. As palavras estavam em texto com a seguinte manchete: “Inaugura-se amanhã a Rádio Progresso”. A cerimônia de inauguração ocorreu em 14 de fevereiro de 1948 – há 70 anos!


Assim como o jornal O 5 de Abril é o pioneiro e pai de todos os jornais do município de Novo Hamburgo, a Rádio Progresso é a mãe das emissoras de rádio no município – a primeira FM de Novo Hamburgo é a Rádio União, fundada em 1980.


Na edição de 20 de fevereiro de 1948, o jornal O 5 de Abril trouxe detalhes da cerimônia de inauguração. Confira trechos da reportagem:


“Revestiram-se do mais intenso brilhantismo, as solenidades de inauguração da mais potente emissora do interior do Estado, ZYN 3, Rádio Progresso, instalada nesta cidade, levadas a efeito sábado último.


Publicidade


“Os estúdios, instalados à Rua Bento Gonçalves, já regorgitavam quando, precisamente, às 9 horas, pelo locutor Rubens Pinto, foram abertas as irradiações, sendo a seguir, ligada a linha de retransmissão, trazendo diretamente do Rio de Janeiro a palavra do Ministro da Viação, dr. Clovis Pestana, iniciando-se, assim, as solenidades inaugurais da Rádio Progresso.”


“Após, foi a Rádio Progresso ligada com o Palácio do Governo do Estado, em Porto Alegre, de onde falou o Dr. Walter Jobim, congratulando-se com o povo de Novo Hamburgo pela brilhante conquista que acaba de concretizar”


“Findas as retransmissões, usa então do microfone da nossa emissora, o seu superintendente, sr. Arnaldo Balvé, que saúda a população local, dizendo da satisfação de que se sente possuído ao ver concretizada a instalação de uma estação radiofônica em Novo Hamburgo.”


“Em rápidos e bem coordenados improvisos, ocupar a seguir, o microfone de ZYN 3, os srs. Armando Koch, prefeito municipal, Luis Oswaldo Bender, vice-presidente em exercício da Câmara de Vereadores, dr. Ruy Noronha, representando o dr. Bayard de Toledo Mércio, juiz de Direito, Egon Leyser, pela Associação Comercial, e pela Rádio Progresso o dr. Juvenal José Pinto e sr. Alfredo Marotzki, o primeiro numa saudação à imprensa e o segundo saudando os municípios vizinhos.


“Findas as cerimonais inaugurais da ZYN 3, e já aproximado das 12 horas, todos os presentes, a convite do sr. Arnaldo Balvé, dirigem-se para a sede da Sociedade Atiradores, onde foi servido um grande e suculento churrasco, regado a chope, tendo por aperitivo uma excelente linguiçada”.


“Quero aproveitar a oportunidade que me é oferecida pelo O 5 DE ABRIL para saudar a população de Novo Hamburgo, ao lado de quem sempre estarei, como um colaborador cheio de boa vontade, a serviço de seu engrandecimento”, disse Arnaldo Balvé.


CONFIRA PARTE DA CAPA DA EDIÇÃO DE 20 DE FEVEREIRO DE 1948 COM A MATÉRIA DA RÁDIO PROGRESSO


RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS