NOVO HAMBURGO

25°C

Publicidade

Jornalista conta em livro a história de 50 anos da Escola de Curtimento de Estância Velha

Lançamento da obra será realizado durante a Fimec, nos pavilhões da Fenac

03 de Março, 2018 às 18:46

Ela é uma referência mundial. Veio para gerar conhecimentos e desenvolver tecnologias genuinamente brasileiras às indústrias do couro. Nasceu predestinada ao sucesso. Sua inauguração, há 50 anos, trouxe para Estância Velha um presidente da República, o Marechal Arthur da Costa e Silva.


A escola acabou atraindo muito mais gente. Trouxe estudantes do mundo inteiro para a pequena cidade do Vale dos Sinos e levou muitos brasileiros para os quatro cantos do Universo. Como dizem os mais antigos, “Ela é e sempre será a Escola de Curtimento”. Atualmente, leva o nome de Instituto Senai de Tecnologia Couro e Meio Ambiente

A primeira aula na Escola de Curtimento foi em 5 de maio de 1965. Já a inauguração oficial contando com a presença do presidente Costa e Silva foi em 29 de abril de 1967.


A história da instituição, contada pela jornalista Beatriz Franken, virou um livro. É o fruto de entrevistas com mentores e idealizadores, dos depoimentos de empresários, dos ex-diretores, professores, gestores e ex-alunos e de pesquisas nos acervos da Instituição e do setor couro. A obra destaca a trajetória da escola e a evolução do setor de curtume na região. “Há muitos laços entre os empresários deste segmento e a escola. A evolução do setor e desta unidade do Senai se deu principalmente pela participação dos empresários”, lembrou o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.


Publicidade


Nasceu das bases. Criada pelos empresários, só dois anos depois foi encampada pelo SENAI. A Escola de Estância Velha tem uma história genuína e encantadora. Não é romance, mas é paixão de todos que com ela tem alguma relação ou estiveram envolvidos em algum momento de suas vidas. Você também vai gostar.


Sessão de autógrafos durante a 42ª Fimec, na Fenac

Data: 7 de março (quarta-feira), às 16 horas.

Local: Estande do SenaiI – 1041 – Corredor C – Pavilhão 1

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS