NOVO HAMBURGO

30°C

Publicidade

Faleceu uma pioneira das malhas de Gramado

Informação do falecimento foi confirmada por um dos filhos, Jorge Bertoluci

09 de Fevereiro, 2018 às 11:57

Annelies foi uma mulher à frente do seu tempo. Facebook/Arquivo pessoal

A cidade de Gramado tem o empreendedorismo no seu DNA. Isso está muito ligado ao perfil visionário de algumas pessoas. É a cidade do cinema, do chocolate caseiro, do artesanato, dos móveis, do Natal Luz, dos museus e, por muito tempo, foi conhecida pela qualidade das suas malhas. E a pioneira nesse segmento descansou nesta sexta-feira (9).


Aos 93 anos, faleceu Annelies Rosenfeldt. A informação foi confirmada por um de seus filhos, Jorge Bertoluci – que já foi prefeito de Gramado:


“É com muito pesar que informo o falecimento de minha mãe, Annelies Rosenfeldt, com 93 anos, ocorrido nesta madrugada. Uma guerreira descansou. Vai em paz, mãe. O velório inicia às 13h na capela do Cemitério Municipal, no Bairro Planalto, e o enterro será às 17:30."


Durante muitos anos, milhares de turistas foram até Gramado comprar malhas do município. A malharia Annerose – logo na entrada da cidade, junto ao Lago Joaquina Rita Bier ou Lago do Parque Hotel – ficou famosa nacionalmente, patrocinando inclusive eventos esportivos e culturais. Mais do que isso, ela fez escola e abriu espaço para outros malheiros desenvolverem esse segmento. Ela foi a grande impulsionadora desta atividade no município. Teve três filhos: Jorge, Fábio, Rosmarie e Ronaldo (In memoriam).


Publicidade


OBSERVAÇÃO DO EDITOR


Tive a oportunidade de conversar com Annelies em 2007. Foi um papo intimista e agradável. Sua residência também junto ao lago abrigou o evento Casa Cor, que deixava Porto Alegre e se realizava na Região das Hortênsias. Falamos sobre sua residência estar abrigando evento tão badalado. Tiramos fotos, ela sempre muito gentil.


A casa foi projetada pelo arquiteto Günter Siegfried Schiliper, em 1974. O imóvel foi inspirado nos chalés dos Alpes Suíços, totalmente integrado com a topografia da região e tendo 900 metros quadrados de área construída e 1.500 metros quadrados de área total. Annelies mantinha perfil no Facebook onde costumava publicar fotos da família e de paisagens de Gramado. Lembro dos meus pais comprando blusões, toucas e mantas da Annerose. Além de lindo design, eram quentinhas e aconchegantes.


Sem dúvidas, uma mulher à frente do seu tempo. Descanse em paz.

Autor

Martin Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS