NOVO HAMBURGO

30°C

Publicidade

Recuperação de prédio histórico na avenida Maurício Cardoso recomeça nos próximos meses

Projeto de restauro terá de passar por alterações para poder ser realizada nova etapa de licitação

07 de Fevereiro, 2018 às 22:00

Restauração começou, mas obra foi embargada pela Justiça. Alguns investimentos terão de ser refeitos

A novela da recuperação de um dos prédios históricos mais conhecidos de Novo Hamburgo não vai acabar tão cedo. Mas, pelo menos, a pauta voltou a evoluir. O prédio que foi ocupado no passado pela Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) - Evangelisches Stift - e pelo Lar da Menina, localizado na avenida Maurício Cardoso, em Hamburgo Velho, terá as obras de recuperação retomadas nos próximos meses. A data não pode ser confirmada, pois depende da burocracia de licitação.


A partir de questionamento de leitor, o Portal Martin Behrend foi em busca de informações sobre a retomada do restauro da casa. Em janeiro de 2017 – há pouco mais de um ano – reportagem do Portal informou: “Secretaria de Cultura e Iphan começam retomada das obras do antigo Lar da Menina”. A matéria informava reunião entre o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – confira no link http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...


Um ano depois, o Portal Martin Behrend entrou em contato com a Prefeitura de Novo Hamburgo para saber o que evoluiu em 2017. Foi enviado o seguinte esclarecimento:


“O projeto de restauro do prédio do antigo Lar da Menina segue em andamento. Após encaminhamento do projeto de restauro e recuperação da fachada para análise do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o retorno da aprovação aconteceu no dia 28 de dezembro de 2017. Juntamente com o projeto foram necessárias alterações a fim de atender o uso proposto, como, por exemplo, mais banheiros. Além disso, projeto elétrico, hidrossanitário e de PPCI tiveram que ser atualizados. Atualmente este projeto está em fase de orçamentação pela Secretaria de Obras Públicas e, após concluído, será iniciada a etapa de licitação da obra.”


Alguns investimentos já realizados foram prejudicados, como a pintura, acabamentos e vidraças quebradas. Quando a obra estiver finalizada, o local deverá ter um aproveitamento na área educacional e cultural, além de um viés empresarial.


Publicidade


HISTÓRICO


A obra na Avenida Maurício Cardoso deveria ter sido entregue pronta em 16 de julho de 2014. A casa, que estava em ruínas, começou a ser reerguida. Contudo, a reforma parou com mais de 50% dos trabalhos realizados. A Justiça barrou as atividades. A obra foi orçada em mais de R$ 2,5 milhões.


A obra no antigo Lar da Menina esteve envolvida nas investigações do Ministério Público da chamada Operação Capivara – com ex-vereador hamburguense supostamente envolvido, mas nada comprovado pelo MP. Além disso, houve suspeitas e indicativos da execução não respeitar aspectos históricos da casa. Uma série de problemas teria sido apontada e isso fez com que o projeto fosse barrado.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS