NOVO HAMBURGO

30°C

Publicidade

Praça 20 de Setembro quase às escuras: não apareceram empresas fornecedoras

Prefeitura tem conhecimento da situação de tradicional praça de Novo Hamburgo

30 de Janeiro, 2018 às 22:33

Mais de 20 luminárias desativadas são uma realidade na praça

Em 7 de outubro de 2015, o Portal Martin Behrend abriu manchete: "Praça da festa da emancipação abandonada: mais de 25 luminárias quebradas, destruídas ou queimadas." A matéria destacava o estado de semiabandono da Praça 20 de Setembro, no coração de Novo Hamburgo. O texto e as fotos estão no link: http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...


Incrível: em 30 de janeiro de 2018 a situação é praticamente a mesma. A praça onde ocorreu a comemoração da emancipação, em 5 de abril de 1927, continua com mais de 20 luminárias desativadas, sem iluminação ou depredadas. Além de deixar o espaço quase às escuras, o aspecto visual remete a um sentimento de abandono e desleixo com tão nobre área pública do município.


A reportagem do Portal Martin Behrend caminhou pela praça e atestou: passados três anos, a iluminação da Praça 20 de Setembro segue defasada. Poucas luminárias ainda estão com o globo branco de proteção, que foi colocado há algumas décadas. Outras receberam um outro tipo de proteção, mais transparente. Mas tem vários postes com a estrutura quebrada ou sem mais nada – apenas os fios aparecem.


O Portal Martin Behrend procurou esclarecimentos complementares na Prefeitura de Novo Hamburgo. Foi enviado o seguinte esclarecimento:


Publicidade


"A Gerência de Iluminação de Novo Hamburgo tem conhecimento da situação da Praça. No ano passado foi aberto um processo licitatório para a aquisição de materiais com o objetivo de repor as luminárias, no entanto, não apareceram fornecedores. Uma nova licitação será aberta em breve para a aquisição das luminárias. Em relação ao vandalismo, a população pode auxiliar a Guarda Municipal através de denúncia anônima pelo telefone 3524-8737."


O fato é que a sensação de abandono da Praça 20 de Setembro é real. Além da falta de iluminação, ainda tem pichações – como no busto de Borges de Medeiros, o governador que assinou a emancipação. Já o Obelisco em homenagem à Revolução Farroupilha, que estava todo sujo e pichado, recebeu uma tinta branca para melhorar o visual.


Além de reparar urgentemente e trazer luz à praça, vai ser preciso uma constante vigilância. Infelizmente, vândalos, arruaceiros e vermes pichadores estão sempre dispostos a emporcalhar e destruir o patrimônio alheio.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS