NOVO HAMBURGO

30°C

Publicidade

Obras começaram! Praça Punta del Este deverá estar com novo visual até março

Espaço foi descaracterizado com a chegada do trem e hamburguenses cobravam recuperação do espaço

28 de Janeiro, 2018 às 09:55

Obras tiveram início no final da semana e deverão revitalizar espaço

Uma novela está chegando ao fim. Começaram nesta semana as obras de revitalização da Praça Punta del Este. A praça, localizada sob o elevado metroviário, junto à Estação Novo Hamburgo do trem, receberá nas próximas semanas ajardinamento, pintura, instalação de decks de madeira biossintética, piso podotátil e mobiliários urbanos, incluindo bancos, bicicletários e lixeiras.


A obra é uma reivindicação antiga da comunidade reforçada desde o começo da atual gestão junto à Trensurb. Uma série de reuniões foram realizadas ao longo de 2017 entre a prefeita Fátima Daudt (PSDB) com representantes da empresa. A expectativa é que esse novo momento da praça torne o espaço mais convidativo à circulação e utilização da comunidade, já que a área foi degradada e ocupada irregularmente nos últimos anos.


No último mês de dezembro, a empresa metroviária assinou um contrato com a Mpoeta Construções, responsável pela execução do projeto complementar de urbanização e paisagismo da praça. O valor do contrato é de R$ 227 mil e o prazo para execução dos trabalhos é de 60 dias a partir da ordem de início de serviços. Ou seja, até o final de março o espaço deverá estar com novo visual. A notícia da assinatura de contrato foi destacada no Portal em dezembro: http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...


Publicidade

HISTÓRICO DA PRAÇA


Durante as obras de expansão do metrô até Novo Hamburgo, em 2011, a demolição completa da Praça Punta del Este foi necessária. Como parte do contrato das obras de expansão, executou-se a reurbanização parcial do local. Devido às limitações orçamentárias do contrato, acordou-se com a Prefeitura de Novo Hamburgo que a conclusão da urbanização e o paisagismo seriam executados posteriormente.


Duas tentativas de licitar os trabalhos de adequação da praça, em 2014, não tiveram sucesso por falta de interessados. Por fim, neste ano, após tratativas com a prefeitura do município e alterações no projeto, a Trensurb licitou o empreendimento.


Em abril de 2016, vale registrar, o grupo Pensando Novo Hamburgo chegou a encaminhar um projeto para finalmente recuperar a área. O Portal Martin Behrend divulgou a notícia: "Pensando Novo Hamburgo apresenta alternativa para reformar Praça Punta del Este. Falta só assinar" - está no link http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...


POR QUE PRAÇA PUNTA DEL ESTE?


A praça leva o nome de Punta del Este em função de laços de amizade do Rotary de Novo Hamburgo com o Rotary de Punta del Este. Este batismo da praça ocorreu em 25 de maio de 1989. Em Punta del Este existe a Calle (Rua) Novo Hamburgo. Quem inaugurou a praça foi o ex-prefeito de Novo Hamburgp Paulo Ritzel.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS