NOVO HAMBURGO

30°C

Publicidade

Em janeiro de 1958, a Sociedade Aliança inaugurou seu parque aquático

Jornal O 5 de Abril estampou manchete considerando o ato um novo tempo para o esporte hamburguense

14 de Janeiro, 2018 às 22:01

Flagrante da multidão aglomerada ao redor da piscina semiolímpica do Aliança, em janeiro de 1958

O dia 19 de janeiro de 1958 foi marcante para o esporte de Novo Hamburgo. Em especial, a natação e os saltos ornamentais. Há 60 anos, a Sociedade Aliança inaugurava seu parque aquático em cerimônia que reuniu centenas de hamburguenses.


O prefeito à época, Carlos Armando Koch, marcou presença na solenidade. O jornal O 5 de Abril da 24 de janeiro de 1958 estampou manchete: “Novos horizontes para o esporte de Novo Hamburgo”. Delegações esportivas de Porto Alegre vieram prestigiar a solenidade. Foi um senhor acontecimento, principalmente pela inauguração da piscina semiolímpica (piscina curta) de 16x25 metros, que permitiu receber competições oficiais. Em nome do Aliança, o orador foi Milton Cassel.


Há seis décadas, o Aliança inaugurou a piscina para adultos e também a piscina para crianças. O clube recebeu ao longo de sua história campeonatos estaduais e nacionais. Da mesma forma, a plataforma de saltos ornamentais foi utilizada para receber diversas disputas de campeonatos gaúchos e brasileiros.


Atualmente, o Aliança segue com três piscinas. Centenas de associados e visitantes da temporada de versão seguem se refrescando no local. A plataforma de saltos ornamentais foi desativada há alguns anos após um incidente em festa realizada no clube.


Publicidade


Mas o poço de cinco metros na piscina grande permanece sendo aproveitado. Ao longo do ano, o espaço é utilizado por policiais (bombeiros, guarda-vidas e policiais federais) para treinamentos, bem como para atividades profissionais em que se exige mergulho com profundidade – caso dos primeiros socorros em cruzeiros e passeios de navio.


Em 4 de maio deste ano, a Sociedade Aliança completa 130 anos. É o clube mais antigo em atividade ininterrupta em Novo Hamburgo. Uma programação especial com atividades ao longo do ano será apresentada em março. Os 60 anos das piscinas são um dos marcos nesta história voltada para o esporte, cultura e lazer dos hamburguenses.


Em princípio, o clube nada tem organizado para 19 de janeiro de 2018 (sexta-feira), quando serão comemorados os seis séculos das piscinas.


CONFIRA MAIS DOIS REGISTROS DA INAUGURAÇÃO DAS PISCINAS DO ALIANÇA

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS