NOVO HAMBURGO

26°C

Publicidade

Não ficou um mês: Diretoria de Turismo de Novo Hamburgo tem novo titular

Eliton Ávila assumiu em 14 de dezembro como diretor de Turismo hamburguense e já foi substituído

10 de Janeiro, 2018 às 18:13

Ano político começa agitado no Centro Administrativo Leopoldo Petry

A Diretoria de Turismo de Novo Hamburgo já tem novo titular. Em 14 de dezembro de 2017, Eliton Ávila assumiu o cargo. Ele foi indicação do atual secretário municipal da Saúde, Nassom Luciano (PTB). Jovem e bastante alinhado ao PDT, Ávila pediu para sair do partido de Brizola e está se filiando ao PTB.


Só que seu nome como diretor desta área teve péssima repercussão- dentro e fora do Executivo. Ávila não tem qualquer experiência na área de turismo. A articulação política do governo Fátima Daudt (PSDB) deu este cargo para agradar um aliado.


Nesta quarta-feira (10), o governo tucano anunciou que Ávila não é mais o diretor de Turismo – menos de um mês após ser oficializado. Quem assume o cargo é Deivid Schu, filiado ao PSDB. Schu é um nome bem mais apropriado, sendo atualmente o vice-presidente da Associação dos Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho (AME), bastante ligado à promoção cultural e turística de feiras e eventos no bairro histórico do município. “Recebi uma convocação. E entendi que era hora de dar essa contribuição ao município”, conta Schu. Seu salário como diretor de Turismo será de R$ 7.571,34. Ele está subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como titular Paraskevi Bessa-Rodrigues.


Schu está entusiasmado com aquilo que ele considera um “desafio”. “Embora tenha essa vinculação com Hamburgo Velho, temos muito a desenvolver. Turismo esportivo, turismo de negócios envolvendo a Fenac, turismo religioso, mais recentemente a inclusão na Rota das Cervejarias Artesanais, enfim, temos muito a explorar e movimentar nossa economia nesse segmento”, detalha. “Nossa ideia é definir os focos e trabalhar com qualidade. Quero contribuir com algo significativo para o turismo em Novo Hamburgo”, finaliza.


Publicidade


ELITON ÁVILA


A indicação de Eliton Ávila para assumir como diretor de Turismo escancara problemas de articulação política do governo Fátima Daudt. Nomes como o chefe de gabinete, Raizer Ferreira, e o secretário de Administração, Linéo Baum, não estão conseguindo lidar com interesses de aliados. Nassom, por exemplo, confirmou que tem oito CCs - longe de 30 CCs que chegaram a mencionar no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Eliton Ávila é um deles.


Ávila sempre foi da Juventude do PDT. Ama Leonel Brizola. Foi da Juventude Socialista. Foi chamado de “menino de ouro” pelo ex-vereador Antonio Lucas. Fez campanha para Rafael Lucas na eleição de outubro de 2016 - ele ficou como suplente. Só que ele está de saída do PDT. Ávila confirma que está assinado ficha no PTB. Dentro do PDT, já tem até pedido de expulsão – o que não deverá ser necessário.


Nesta semana, Ávila conversou com a reportagem do Portal Martin Behrend. Destacou que, embora sua ida para o PTB, segue alinhado a Brizola, que tem ligações históricas com seu novo partido. “O episódio da eleição para presidência do PDT deixou muito claro as disputas particulares acima dos interesses do partido”, explica. Aliás, o PDT de Novo Hamburgo segue sem presidente: Lucas venceu no voto o ex-vereador Gilson Thoen, mas foi afastado pela Executiva estadual após episódio de agressões envolvendo ataques aos vereadores Felipe Kuhn Braun e Vilmar Heming.


Quando entrevistado, Ávila deveria falar sobre seus planos como diretor de Turismo de Novo Hamburgo. Ele disse que não estava autorizado a falar, apenas o setor de comunicação. Um diretor de Turismo que não pode falar sobre turismo? Eis aí um resumo do equívoco na indicação dele para o cargo.


Eliton Ávila possui formação em Gestão Pública e deverá ser aproveitado em outro cargo dentro da administração Fátima Daudt. Segundo a Prefeitura, "a troca foi decidida após uma reavaliação sobre o perfil mais adequado para o profissional que atuará nesta área. Deivid Schu foi convidado e aceitou o desafio. Ele foi nomeado nesta quarta-feira e já está desenvolvendo o plano de trabalho."

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS