NOVO HAMBURGO

35°C

Publicidade

Contrato assinado na Trensurb: revitalização da Praça Punta del Este deve começar em janeiro de 2018

Área junto à Estação Novo Hamburgo do metrô receberá trabalhos de paisagismo e instalação de bancos e bicicletários

27 de Dezembro, 2017 às 16:43

Prefeita Fátima Daudt prestigiou cerimônia de assinatura de contrato. Artur Colombo/Trensurb

Na tarde desta quarta-feira (27), a Trensurb firmou contrato com a Mpoeta Construções para execução do projeto complementar de urbanização e paisagismo da Praça Punta del Este, localizada sob o elevado metroviário, junto à Estação Novo Hamburgo, em frente ao Bourbon Shopping. A praça receberá serviços de ajardinamento, pintura, instalação de decks de madeira biossintética, piso podotátil e mobiliários urbanos, incluindo bancos, bicicletários e lixeiras.


O valor do contrato é de R$ 227 mil e o prazo para execução dos trabalhos é de 60 dias a partir da ordem de início de serviços – que deve ser dada em meados de janeiro de 2018.



Durante o ato de assinatura, realizado na sede da Trensurb, o diretor-presidente, David Borille, afirmou ser um “motivo de alegria” reunir-se com os responsáveis pelo projeto e poder assinar o contrato. “Estamos cumprindo algo que havíamos prometido”, declarou Borille. O diretor-presidente destacou também que a expansão do metrô contribui com o desenvolvimento das áreas que o trem passou a atender: “Estamos permitindo que a cidade se desenvolva nessa região”, avaliou.



A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB), esteve presente na ocasião e ressaltou o trabalho conjunto que possibilitou a contratação, bem como a “predisposição para sentar à mesa e resolver os problemas”. Fátima também elogiou o engajamento dos profissionais da Trensurb nesse processo: “A equipe da Trensurb foi muito solícita”, sublinhou. Esse impasse vinha sendo empurrado com a barriga há alguns anos, e agora se encontrou uma solução.


Esta recuperação é muito aguardada pela comunidade hamburguense. O espaço vem sendo aproveitado por ambulantes e afastando hamburguenses de uma convivência pacífica e ordeira. O espaço também ficou com aspecto de sujo em razão da obra não ter sido concluída - antes do trem, existiam floreiras, vegetações, bancos e outros detalhes.


Publicidade


Estiveram presentes também no ato de assinatura do contrato, pela Trensurb: a diretora de Administração e Finanças, Maria Cecilia Brum; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Eurico Faria; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Euclides Reis; empregados e gestores da empresa. Representaram a administração municipal, além da prefeita: o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Faisal Karam; a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta de Oliveira; técnicos e gestores. Por sua vez, o engenheiro Jones Ferreira representou a Mpoeta Construções, empresa contratada para executar as obras na praça.


HISTÓRICO DA PRAÇA


Durante as obras de expansão do metrô até Novo Hamburgo, em 2011, a demolição completa da Praça Punta del Este foi necessária. Como parte do contrato das obras de expansão, executou-se a reurbanização parcial do local. Devido às limitações orçamentárias do contrato, acordou-se com a Prefeitura de Novo Hamburgo que a conclusão da urbanização e o paisagismo seriam executados posteriormente.


Duas tentativas de licitar os trabalhos de adequação da praça, em 2014, não tiveram sucesso por falta de interessados. Por fim, neste ano, após tratativas com a prefeitura do município e alterações no projeto, a Trensurb licitou o empreendimento.


Em abril de 2016, vale registrar, o grupo Pensando Novo Hamburgo chegou a encaminhar um projeto para finalmente recuperar a área. O Portal Martin Behrend divulgou a notícia: "Pensando Novo Hamburgo apresenta alternativa para reformar Praça Punta del Este. Falta só assinar" - está no link http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...


POR QUE PRAÇA PUNTA DEL ESTE?



A praça leva o nome de Punta del Este em função de laços de amizade do Rotary de Novo Hamburgo com o Rotary de Punta del Este. Este batismo da praça ocorreu em 25 de maio de 1989. Em Punta del Este existe a Calle (Rua) Novo Hamburgo. Quem inaugurou a praça foi o ex-prefeito de Novo Hamburgp Paulo Ritzel.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS