NOVO HAMBURGO

35°C

Publicidade

Remexendo o baú

Chega o dia em que é absolutamente necessário. A cacarecada esta ali há muitos.

22 de Dezembro, 2017 às 08:34

Chega o dia em que é absolutamente necessário. A cacarecada esta ali há muitos e muitos anos e é quase que vital para a sobrevivência abrir-se um espaço que afinal a gente também precisa respirar.


São velhas cartas, recortes de jornais, receitas culinárias e finalmente as fotos! Ah! As fotos. As fotos são especialmente antigas, muito antigas e aqueles que já foram antigos rostos hoje parece que estão nos fitando, encarando seriamente e dizendo meio entredentes: você era assim naquele tempo, lembra?


Pois parece que as fotografias foram feitas exatamente para serem vistas depois de muito tempo. Na verdade é uma situação que foi imortalizada e comentada no mínimo vinte anos após terem sido tiradas.


E elas estão mesmo ali há vinte anos ou mais lotando aquele bauzinho cuja tampa nem fecha mais esperando para serem embaladas novamente e guardadas para mais um período de vinte anos.


Mas enfim, a limpeza tem que ser feita, as gavetas têm de ser esvaziadas, os armários organizados e aquela papelada que retrata o passado deve sofrer um processo de higienização drástica


Publicidade


Então isto vai, isto fica, isto é importante, e isto deverá ser definitivamente descartado. E como tem papel. Sacos e mais sacos de lixo vão sendo enchidos e as sobras recebendo o cuidado da incineração para não ficar voando por aí ao alcance de qualquer pessoa. Afinal, toda aquela papelada tem uma relação de um certo testemunho com toda uma família, inclusive sobre pessoas que não estão mais conosco e não é possível adiar indefinidamente o momento de enfrentar o passado. E como é duro a gente se livrar dele.


E para encerrar, o mais interessante é que justamente no passado que se acham explicações para o presente chegando-se até a encaminhar surpreendentes soluções para o futuro.

Autor

Claudio Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS