NOVO HAMBURGO

35°C

Publicidade

Felipe Kuhn Braun ocupará a presidência da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo em 2018

Vereador do PDT superou Inspetor Luz (PMDB) por 9 a 5 na disputa pela presidência

13 de Dezembro, 2017 às 19:46

Mesa Diretora para 2018: Gabriel Chassot, Vladi Lourenço, Felipe Kuhn Braun e Enio Brizola. CVNH/Divulgação

A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo foi marcada pela disputa da presidência da casa legislativa para o ano de 2018. O duelo teve Felipe Kuhn Braun (PDT) x Inspetor Luz (PMDB). De um lado, um vereador de tempo integral diante de um colega que divide sua atuação como parlamentar e policial, sem dedicação exclusiva ao cargo.


Na hora da votação, prevaleceu o acordo que elegeu Patrícia Beck (PPS) como presidente em 2017. E, com isso, Braun foi eleito para a presidência em 2018. Este acordo que já elegeu Patrícia e Felipe envolve a distribuição de cargos dentro da Câmara de Vereadores entre alguns dos participantes desta combinação.


A chapa formada pelo presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), pelo vice-presidente Vladi Lourenço (PP), pelo primeiro-secretário Enio Brizola (PT) e pelo segundo-secretário Gabriel Chassot (Rede) recebeu nove dos 14 votos. O quarteto exercerá mandato de um ano. Os outros cinco votos foram depositados na chapa formada por Inspetor Luz (PMDB), Professor Issur Koch (PP), Raul Cassel (PMDB) e Gerson Peteffi (PMDB), candidatos, respectivamente, aos cargos de presidente, vice, primeiro-secretário e segundo-secretário – além de seus integrantes, também foi favorável à eleição da chapa o parlamentar Sergio Hanich (PMDB).


Antes da eleição para a Mesa Diretora, o vereador Gerson Peteffi (PMDB) sugeriu usar um expediente fora das regras do Legislativo: explanação do plano de governo dos dois concorrentes. Logo a Câmara, que tanto cobra leis e regras dos outros, iria usar um mecanismo não programado. Contudo, em votação aberta e rejeitada pela maioria, não ocorreu este momento. A propósito: o vereador Peteffi é mais um que não se dedica por inteiro ao cargo de vereador, mas recebe salário integral, numa grande incoerência moral.


Felipe será o representante legal da Câmara nas suas relações externas e internas, com competências tanto legislativas quanto administrativas. O novo presidente agradeceu a confiança depositada pela maioria de seus colegas. “Na condução dos trabalhos, estaremos sempre por esta Casa, pelo Legislativo e pelos 14 vereadores, independentemente de nossas orientações políticas e partidárias, e estarei sempre aberto ao diálogo”, garantiu.


Candidato a primeiro-secretário na chapa derrotada, Raul Cassel parabenizou a eleição da chapa adversária e cobrou coerência quanto às expectativas depositadas em sua gestão. “Desejo que esta Casa seja bem conduzida e que tenhamos harmonia em 2018”, salientou.


A atual presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), agradeceu o apoio de vereadores e servidores durante seu mandato. “Este foi um ano de muito aprendizado, em que nos movimentamos muito em prol da comunidade, e isso se deve ao trabalho de todos. Quando é para pensar pelo bem do povo, sabemos que podemos contar com os 14 vereadores. Aqui também temos uma grande equipe, servidores que se dedicam muito para dar suporte ao trabalho parlamentar. Foi gratificante recebermos câmara de diferentes municípios se espelhando no trabalho que realizamos. Muito obrigada a todos”, concluiu a vereadora, que encerra sua gestão como presidente no final do mês.


COMISSÃO REPRESENTATIVA


Durante a sessão, também ficou definida a Comissão Representativa, que atuará durante o recesso parlamentar – entre 16 de dezembro e 31 de janeiro. Entre as atribuições do grupo parlamentar está o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que o prefeito se ausente do Município por mais de cinco dias úteis e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento. Integram a comissão o presidente Felipe Kuhn Braun e os vereadores Enio Brizola, Gerson Peteffi, Inspetor Luz, Naasom Luciano (PTB) e Vladi Lourenço.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS