NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Polêmica estátua colocada por ex-prefeito é retirada do Centro de Campo Bom

Estátua em forma de pé foi colocada na gestão 2001-2004 do ex-prefeito Giovani Feltes

07 de Dezembro, 2017 às 09:21

Ela não está mais lá: pé gigante foi retirado na segunda-feira e fica o registro em foto. Divulgação

Quando o Largo Irmãos Vetter foi inaugurado, em 2004, foi colocado um pé gigante no espaço revitalizado na gestão 2001-2004 do ex-prefeito Giovani Feltes (PMDB). Detalhe: o atual secretário estadual da Fazenda tem alcunha e é conhecido no município como Pezão e Pé Grande.


Não é de hoje que esse monumento vem rendendo polêmicas. A escultura foi tratada como forma de promoção de Giovani Feltes. Ele teria colocado um monumento na praça central de Campo Bom, numa alusão ao seu apelido, para se eternizar no Largo Irmãos Vetter. Essa questão foi parar no Judiciário, envolvendo Ação Civil Pública e participação do Ministério Público (MP). No seu posicionamento, o MP destacou que essa tentativa de se perpetuar no município através de uma escultura contraria os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa.


O mais recente capítulo envolve a retirada do monumento. A Prefeitura de Campo Bom recebeu, no começo dessa semana, notificação judicial para retirar o monumento e cobrar as despesas de ex-prefeito - provavelmente, precisará enviar a conta para a Secretaria Estadual da Fazenda, em Porto Alegre. A ordem para executar a movimentação foi cumprida por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, procedendo com a retirada do “pé gigante”


Publicidade


No ano passado, o ex-prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, que virou inimigo político de Feltes, havia publicado o Ato Declaratório 01/2016. No documento constava, entre outras determinações, que “Obtenham-se orçamentos relativos ao custo de remoção da escultura em formato de um “pé” estilizado, instalada no Largo Irmãos Vetter, com posterior plena recuperação do local.” O ato declaratório publicado em setembro do ano passado pode ser conferido aqui: http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/id/2176/titulo/novela-envolvendo-ex-prefeito-de-campo-bom-e-reembolso-do-cofre-municipal-tem-mais-um-capitulo. O ato também decretou inválida diversas ações publicitárias realizadas na gestão de Feltes, a partir de decisão judicial.


Ainda neste ano, a estátua também foi cenário para a divulgação de rap com críticas fortes ao governador, Jose Ivo Sartori, e também a Giovani Feltes. A música pode ser conferida aqui: http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...


O “pé gigante” finalmente saiu do cenário do Largo Irmãos Vetter, Resta aguardar as próximas cenas dessa novela.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS