NOVO HAMBURGO

35°C

Publicidade

Missão da Abicalçados na China revela boas oportunidades para calçadistas brasileiros

Novo Hamburgo recebe evento de apresentação dos resultados da Missão Exploratória realizada em setembro

29 de Novembro, 2017 às 14:18

Quem diria! Os calçadistas brasileiros, que tanto sofreram com a migração da produção de calçados para a China, agora estão tendo boas oportunidades de negócios por lá.


Nesta quinta-feira (30.11), na sede da Abicalçados (rua Júlio de Castilhos, 561), em Novo Hamburgo/RS), serão apresentados os resultados da Missão Exploratória realizada em setembro passado na China. A apresentação, que já passou por São João Batista/SC, Jaú/SP, Franca/SP, Nova Serrana/MG e Três Coroas, será a última da série. Contatos pelo telefone (51) 3594.7011.


A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, explica que a Missão percorreu as cidades de Xangai, Hangzhou e Chongqing e teve o objetivo de entender a melhor forma de inserção de marcas calçadistas na China, especialmente por meio do e-commerce. “O comércio eletrônico chinês é gigante, com mais de 700 milhões de usuários ativos, e pode ser uma forma interessante de inserção e expansão naquele país”, comenta, ressaltando que, no entanto, alguns desafios foram encontrados. “Apesar do crescimento do e-commerce na China, a presença off-line ainda é muito relevante, principalmente para o segmento de moda. Se uma marca deseja investir no Tigre Asiático precisa ter isso em mente e buscar um parceiro local que trabalhe a integração das vendas on-line com o varejo físico”, explica Letícia.


MERCADO


Com 1,4 bilhão de habitantes, a China é o maior mercado consumidor de calçados do mundo, com 3,8 bilhões de pares consumidos anualmente (25% do consumo mundial). Entre os produtores de calçados, a China também lidera, com o Brasil ocupando o Top 5 dos países que mais produzem calçados.


Publicidade


Desde 2009, ano em que foi realizado o primeiro Estudo da Apex-Brasil sobre as oportunidades na China, o país passou a ser alvo de ações do programa Brazilian Footwear - "braço" internacional da Abicalçados. As primeiras ações foram missões comerciais em formato de showrooms itinerantes já em 2010. Nos anos seguintes, ocorreram participações em feiras chinesas (theMicam Shanghai e CHIC Shanghai). Desde lá, as exportações de calçados brasileiros para a China cresceram mais de 400%, saltando de US$ 1,4 milhão para US$ 6 milhões no ano passado.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS