NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Orgulho! Alunos de escola municipal Novo Hamburgo são destaque internacional com projeto sobre bebedouros

Participação em feira no Peru rendeu credenciamento para outros dois eventos

28 de Novembro, 2017 às 17:09

Professores e estudantes estiveram no Peru, e conquistaram credenciamento para novas feiras. Divulgação

Um orgulho para a comunidade de Novo Hamburgo, especialmente do bairro Canudos. A inquietação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Wartenberg, na rua Silvio Gilberto Christmann, em relação aos bebedouros do colégio levou um grupo de estudantes a pesquisar sobre como seria um equipamento que atendesse as necessidades de pessoas diferentes.


Entre os dias 20 e 24 de novembro, alunos e professores apresentaram os resultados do projeto de pesquisa “Bebedouros Ideais” na XIX Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Cientec) que acontece em Lima, no Peru, onde conquistaram credenciamento para outras duas feiras: a Milset, em Fortaleza, no Ceará, e a Expocientec, no Paraguai. A viagem e a hospedagem do grupo foram custeadas pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).



A trajetória do projeto orientado pelas professoras Luciana Boll e Neli Fachini iniciou na feira de iniciação científica na própria escola, em 2015. Como um dos destaques na Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec) do mesmo ano, o trabalho conquistou credenciamento para a Mostratec Júnior. Vencedor na sua categoria, a investigação sobre os bebedouros garantiu vaga na edição de 2016 da Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Girasoles, no Paraguai. Destaque no país vizinho, o trabalho recebeu o credenciamento para o encontro que acontece agora no Peru.


Publicidade

A partir das pesquisas e investigações, os alunos projetaram um modelo de bebedouro capaz de atender cadeirantes, pessoas com deficiência visual,

crianças pequenas e adolescentes. Viajaram ao Peru a professora Luciana Boll, a diretora Gisele Gomes e os jovens Jonatha da Silva e Rafael Camargo. Também participaram da pesquisa Leonardo da Silva, Gustavo Babinski, Tainara Rodrigues e Nicole Souza.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS