NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Natal em Novo Hamburgo de pouca magia: programação reduzida e ações focadas no comércio

Eventos previstos serão divulgados somente após a 35ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo

23 de Novembro, 2017 às 15:13

Notícias recebidas sobre o Natal em Novo Hamburgo não agradaram ao Papai Noel. Divulgação

O clima de Natal saiu dos trilhos em Novo Hamburgo já não é de hoje. As últimas administrações vinham minando as poucas ações que remetiam ao espírito natalino no município, que em décadas passadas se fazia notar em ruas, jardins e praças. O governo Fátima Daudt (PSDB) mantém essa triste rotina.


Faltando um mês para o aniversário de Jesus Cristo, a cidade praticamente ignora a data, enquanto em outros municípios as programações culturais, artísticas e religiosas estão turbinadas. O que se tem são ações isoladas da iniciativa privada em algumas galerias, vitrines e sacadas. No site oficial da Prefeitura de Novo Hamburgo, a última notícia relacionada ao Natal dos Sinos é de dezembro de 2016.


Em relação ao Natal dos Sinos, a Prefeitura de Novo Hamburgo enviou o seguinte esclarecimento: “O Natal do Sinos é o Natal de Novo Hamburgo. Esse ano ele acontece em uma parceria com a Câmara de Dirigentes e Lojistas, que é proponente de um projeto de Lei Rouanet, que busca viabilizar parte da estrutura do evento natalino da cidade. O Natal vai contar com uma programação que começa no início de dezembro, sempre acontecendo nos finais de semana, com uma lista de convidados bem diversificada. A divulgação ocorrerá após a Feira do Livro.”


Publicidade


É fato que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) está divulgando o Natal dos Sinos desde outubro. Mas esta é uma ação mais comercial. Ajuda e movimentar a economia, é salutar do ponto de vista econômico e social, mas longe da magia e do encantamento de luzes, sons, enfeites, decorações temáticas e tudo que promove um bem-estar comunitário. Novo Hamburgo é um grande shopping para se fazer compras, e a promoção da CDL-NH sorteia mais de R$ 80 mil em prêmios. Se estivesse decorada, seria ainda mais envolvente e atraente para se gastar mais nas compras.


NATAL DA CIDADANIA


Como ação isolada envolvendo o Natal no município, a emoção marcou o encontro da prefeita Fátima Daudt (PSDB) com os pequenos cidadãos atendidos na Unidade de Referência de Assistência Social (Uras) Amigos da Criança no lançamento do Natal da Cidadania. Esta atividade ocorreu na semana passada, em 16 de novembro. O Natal da Cidadania é um projeto voltado às famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Uras, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Estes serviços têm como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais.


ILUMINA HAMBURGO VELHO


Um dos poucos eventos confirmados no município, o Ilumina Hamburgo Velho pretende trazer mais atrações na sua segunda edição, além da tradicional Caminhada das Lanternas. O evento é promovido pela da Associação dos Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho (AME Hamburgo Velho), e não pela Prefeitura. O Ilumina ocorre em 2 de dezembro (sábado), com acesso gratuito.


Confira a programação

18h00 - Abertura da Feira de Artesanato Natalino e Feira de Gastronomia
20h00 - Apresentação Musical Violino Solo
20h15 - Saída para a Caminhada das Lanternas (concentração e saída Praça da Matriz - Rua Leão XIII)
20h30 - Chegada da Caminhada das Lanternas e chegada do Papai Noel
20h40 - Apresentação musical de violino solo
21h00 - Apresentação: Espetáculo Encantos de Natal
22h00 - Apresentação: Coro Júlio Kunz
23h00 - Cinema de Rua
23h15 - Encerramento Feira de Artesanato Natalino
23h45 - Encerramento Feira de Gastronomia
00h00 - Encerramento do evento


Tirando o Ilumina Hamburgo Velho – que, aliás, foi belíssimo evento no ano passado – o Papai Noel pode ficar tranquilo, pois por aqui não vai ter muito trabalho. Infelizmente. Que a Prefeitura consiga melhores soluções de encantamento e magia para 2018, incluindo uma mobilização em praças, parques e com a iniciativa privada.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS