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Contrato da gestão Foscarini: Prefeitura esclarece contratação de agência por mais de meio milhão de reais

Leitores do Portal Martin Behrend procuraram informações sobre contrato divulgado pela Prefeitura

15 de Novembro, 2017 às 10:48

Investimentos no Parcão foram viabilizados com empréstimo do BID. Divulgação

A edição de 11 de novembro de 2017 do Jornal NH trouxe uma informação sobre o Contrato BID 162/2017, divulgado pela Prefeitura de Novo Hamburgo. O referido documento envolve a “Contratação de serviços de elaboração do Programa de Comunicação Social e sua execução junto ao público-alvo. Valor até: R$ 559.000,50. Pro-Target Comunicação e Marketing Ltda.”


Esta publicação foi enviada por dois leitores ao Portal Martin Behrend. Inconformados com o valor – mais de meio milhão de reais para plano de comunicação –, gostariam de obter mais informações sobre a origem do recurso. “Vejam quanto vai custar, do nosso dinheiro, um plano (sim, eu disse plano) de Comunicação para a Prefeitura de NH. Perderam a vergonha. Cadê a competente diretora de Comunicação para elaborar com sua equipe este planejamento sem precisar torrar meio milhão de reais?”, escreveu um dos hamburguenses.


A reportagem do Portal Martin Behrend foi apurar as informações. O referido valor consta no contrato – empréstimo – da Prefeitura de Novo Hamburgo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 23 milhões. Este empréstimo foi assinado na gestão do ex-prefeito Jair Foscarini (2005-2008) e aprovado pela Câmara de Vereadores. O empréstimo foi mantido na gestão de Tarcísio Zimmermann (PT) e quase perdido na gestão Luis Lauermann (PT), sendo assegurado no começo do ano pelo governo Fátima Daudt (PSDB)


Entre os valores do empréstimo, estão a revitalização do Parcão, do Centro de Novo Hamburgo, do Centro Histórico de Hamburgo Velho, obras no bairro Canudos, entre outras questões. Dentro de suas imposições contratuais, o BID faz uma série de exigências e apresenta uma lista de itens a serem cumpridos para efetivação do contrato. Isto inclui á um plano de comunicação para que a comunidade tenha conhecimento da aplicação dos recursos contratados.


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O esclarecimento oficial foi enviado pelo chefe de gabinete da prefeita Fátima Daudt, Raizer Ferreira:


"O contrato integra o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado de Novo Hamburgo - PDMI, desenvolvido pela Prefeitura Novo Hamburgo com recursos do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. Este programa tem gestão independente e orçamento específico, conforme padrões estabelecidos pelo banco e que devem ser rigorosamente obedecidos, incluindo o chamado Programa de Comunicação Social, que faz parte do Plano de Gestão Ambiental e Social.


O Programa de Comunicação Social tem como objetivo esclarecer a população sobre as áreas de influência direta e indireta do PDMI, as intervenções que serão realizadas, que visam beneficiar o meio ambiente e a comunidade, a partir destas ações.


A agência contratada desenvolverá o planejamento, pesquisa e elaboração do plano de comunicação e selo de identidade visual; fará a coordenação geral e execução do plano de comunicação; desenvolvimento de plataforma digital para o canal de comunicação com a comunidade e gerenciamento das interfaces com a comunidade, entre outras atividades. O contrato inclui também veiculações na mídia e outros canais de comunicação.


A abrangência dos trabalhos, desde a fase de diagnóstico sobre as ações de comunicação, deverá contemplar uma detalhada pesquisa dos dados existentes em cada componente do Programa, visando atingir toda à população de Novo Hamburgo, direta ou indiretamente envolvida nas etapas de cada atividade a serem desenvolvidas dentro do PDMI."

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