NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Ita Kirsch e Bala Blauth apresentam uma nova preciosidade: o livro Terra de Água

Expedição Águas do Brasil envolveu dois anos de trabalho entre produção, execução e finalização

12 de Novembro, 2017 às 18:58

Livro terá lançamento no dia 14 de novembro, na Fundação Scheffel. Divulgação

Eles já fotografaram a Costa do Brasil. A Serra gaúcha. Diferentes visões do Rio Grande. Caminhos e caminhoneiros brasileiros. Mulheres, meninas e aposentadas envolvidas com inclusão social. A diversidade cultural e ambiental de diferentes Estados brasileiros. Também registraram raros recantos e de distantes países. E seguem fotografando e encantando.


Uma das mais recentes aventuras dos fotógrafos hamburguenses Ita Kirsch e Bala Blauth – até porque eles não param e estão sempre com mais de um projeto sendo colocado em prática – é o livro Terra de Água, resultado da Expedição Águas do Brasil. O lançamento da obra será nesta terça-feira (14.11), a partir das 19 horas, na Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo.


O projeto consumiu dois anos de dedicação de Ita e Bala: (um ano de projeto e captação de recursos, cinco meses de viagem pelo Brasil, sete meses na produção do livro). “Realizar um projeto requer muito persistência e o cumprimento de várias etapas: montar o projeto, aprovação no MINC, captação de recursos junto as empresas, expedição fotográfica por todo o Brasil para obtenção das imagens, montagem da equipe do livro, seleção das imagens, textos, traduções, design do livro, tratamento das imagens, produção gráfica e lançamento do livro”, comenta Bala.


Publicidade

Como é característica da dupla, eles não mediram esforços para buscar ângulos surpreendentes e alcançar destinos de difícil acesso. "A todos os guias que nos mostraram o lado mais belo do Brasil e as pousadas que nos deram estadia em troca de imagens, o nosso obrigado de coração! E também o nosso carinho especial para a West Coast, que calçou nossos pés para que pudéssemos trilhar os mais loucos caminhos desse país que tanto amamos”, destaca Bala.


Também participaram e foram fundamentais para a realização do livro: Fernando Schmitt (curador e editor de imagens), Sauê Burger Ferlauto (designer e editor de imagens), Paula Taitelbaum (textos), Vitor Necchi (revisão de texto), Patrick Holloway (tradução), Douglas Austria (tratador de imagens), Um Cultural (produção executiva).


O livro foi viabilizado pelo Ministério da Cultura / Lei Rouanet, e as empresas patrocinadoras que apoiaram o projeto são: GEA, Unique, FCC, Box Print, Bottero, Corsanl e TFL.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS