NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Ele não ficou apenas se queixando da cidade. Suas casinhas fazem a diferença no bairro Rincão

Morador instalou casinhas para pássaros em cruzamento de ruas em bairro de Novo Hamburgo

11 de Novembro, 2017 às 16:56

Casinhas estão instaladas em postes de rua e recebem dezenas de visitantes alados. Divulgação

Quem circula pelo cruzamento das ruas Japão e Luxemburgo, no bairro Rincão, precisa redobrar sua atenção. É que além do tráfego de veículos neste trecho da cidade de Novo Hamburgo, existe um outro fluxo, o aéreo, que precisa ser observado.


São dezenas de pássaros que costumam frequentar a região em busca de um teto seguro numa das quatro casinhas instaladas em postes de rua. É um entra e sai de canários, tico-ticos e outros que dá gosto de ver. Três casinhas ficam em postes das esquinas e uma quarta moradia está num poste com placa indicativa de estacionamento


Mas o que fazem estas casinhas de madeira em postes de rua neste cruzamento? Elas são autoria do hamburguense Celomar Rodrigues da Rosa. Bancário aposentado e morador da Rua Japão, há dois anos ele decidiu trazer mais vida ao local. “É algo que fiz por gosto. E vejo que os pássaros gostam e se utilizam muito do espaço, inclusive para deixar ovos dos filhotes mais de uma vez por ano”, relata. Além do teto seguro, Rosa também fornece num potinho um petisco especial para os alados. O alimento fica numa floreira instalada na calçada. É uma maneira de reforçar a presença e a movimentação dos animais.


Publicidade


Esse cuidado com o meio ambiente não beneficia somente os pássaros. Em sua residência, Celomar Rodrigues da Rosa privilegia a natureza com muito verde, seja com grama, plantas ou flores. “É um cuidado que devemos ter, seja com nossa casa ou com nossa cidade”, ensina. Ninguém pediu para Celomar arregaçar as mangas e instalar as casinhas, trazendo mais vida e o canto dos pássaros para o bairro: ele sentiu que podia fazer algo diferente, e assim o fez.


Ah, se Novo Hamburgo tivesse mais Celomares... Que o exemplo se multiplique em outros gestos e comportamentos. Que o ar ranzinza de alguns integrantes da comunidade seja substituído por mais amor e carinho com Novo Hamburgo. Parabéns pelo exemplo, Celomar!


CONFIRA A SEGUIR MAIS ALGUMAS IMAGENS DAS CASINHAS

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS