NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Um dia especial: 45 anos da escola que homenageia minha bisavó

Escola Municipal Francisca Saile, no bairro Roselândia, está em festa nesta sexta-feira

10 de Novembro, 2017 às 17:19

Dia de desta na Escola Francisca Saile, com muitas atividades comemorativas.

A sexta-feira (10.11) foi um dia especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Feldmann Pereira Saile, no bairro Roselândia. A escola, oficializada com seu atual nome em 10 de novembro de 1972, completou 45 anos de vida. Nas últimas semanas, os alunos estiveram envolvidos com uma série de atividades envolvendo a data festiva. Os corredores do educandário estão repletos de cartazes, trabalhos, pinturas, desenhos e textos destacando a escola e sua patrona. O trabalho e o envolvimento dos professores com o tema são dignos de aplausos


Na festa de hoje, teve bolo, suco, hino municipal e a visita de familiares de Francisca Saile. Foram convidados a prestigiar os 45 anos e falar com os alunos um dos netos, Claudio Behrend, um dos bisnetos, Martin Behrend, e dois tataranetos, Max e Theo Behrend. Foi um momento especial e de muita emoção.


Embora seu nome seja Francisca, a professora que atuou por 35 anos tinha um apelido carinhoso. Quita. Ela era a dona Quita. Foi Claudio Behrend que explicou a razão deste nome. “Ela era a Francisca. Alguns, chamavam de Francisquinha. Outros, mudaram para chamá-la de Francisquita. Por fim, reduziram para Quita”.


Na atividade de hoje, foi apresentada a nova bandeira da escola e também estava lá a figura da mascote da escola, a Francisquinha. Os alunos elaboraram perguntas, que foram respondidas por Claudio Behrend (neto) num bate-papo conduzido por Martin Behrend (bisneto). Sempre observados pelos tataranetos da dona Quita: Max e Theo. Além da esposa de Claudio, Miriam Behrend, que também prestigiou a solenidade.


Publicidade


O jornalista Martin Behrend presenteou a escola com dois livros de sua autoria: O 5 de Abril – O primeiro jornal de Novo Hamburgo, e Tomás Behrend – Jamais desista de seus sonhos. Aliás, Tomás também é bisneto da dona Francisca. Há alguns anos, a família doou para escola documentos e o acervo da dona Quita, incluindo a sua nomeação por Borges de Medeiros.


Foi um dia especial, de emoções e reencontros. Com professoras atentas e dedicadas valorizando a história da dona Quita. Com as colaboradoras da cozinha preparando um bolo especial e dedicando atenção aos detalhes. Com alunos atentos e curiosos em saber mais detalhes da patrona da escola.


QUEM FOI FRANCISCA FELDMANN PEREIRA SAILE


Francisca Feldmann nasceu em São Leopoldo, em 22 de janeiro de 1887. Filha de José Feldmann e Amália Carolina Feldmann. Estudou e formou-se no Colégio São José em São Leopoldo. Em 10 de junho de 1904 foi nomeada pelo Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, para exercer o Magistério em São Sebastião do Caí e também para uma escola no Município de Taquara. No dia 21 de janeiro de 1905 passou a exercer sua atividade na 30ª Aula Mista, em Santa Cruz do Pinhal, no Município de Taquara. Neste mesmo ano, casou-se com Álvaro Alves Pereira e tiveram quatro filhos: Nestor, Zaida, Álvaro e Clarice (mãe de Claudio, avó de Martin e bisavó de Max e Theo).


Dona Francisca foi transferida para uma escola de São Leopoldo em 9 de fevereiro de 1907. E no dia 18 de outubro de 1909, veio a exercer suas atividades de professora na 13ª Escola Mista de Hamburger Berg, que pertencia ainda ao município de São Leopoldo. Nesta escola Dona Quita permaneceu até 27 de agosto de 1937, quando sua unidade escolar foi incorporada formando o atual Grupo Escolar Antônio Vieira.


Ficou viúva com filhos pequenos. No dia 6 de agosto de 1919, casou-se pela segunda vez passando a assinar Francisca Saile. Deste matrimônio nasceram duas filhas. No dia 22 de agosto de 1931 completou 25 anos de Serviço Público no Magistério. Em 3 de março de 1933, Dona Francisca perdeu seu segundo marido. Ela veio a falecer em 30 de novembro de 1961, aos 74 anos, em Novo Hamburgo.


A escola que homenageia dona Quita iniciou suas atividades em março de 1972. Era conhecida como Escola Municipal situada na Estrada Roselândia. A partir do decreto Municipal nº 60/72 , assinado pelo então prefeito Alceu Mosmann, passou a ser denominada Escola Municipal Francisca F. P. Saile, ficando como data de aniversário 10/11/1972.


CONFIRA FOTOS DESTA SEXTA-FEIRA NA ESCOLA FRANCISCA SAILE

Autor

Martin Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS