NOVO HAMBURGO

26°C

Publicidade

Feevale recolhe brinquedos eletrônicos para doar a crianças com dificuldades motoras

Artefatos serão adaptados por meio da campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”, em parceria com a UFRGS e o IPL de Leiria, Portugal

02 de Novembro, 2017 às 08:00

A campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos adaptará brinquedos eletrônicos para se tornarem mais acessíveis. Divulgação

Muitas crianças com deficiência possuem grandes dificuldades de coordenação motora, o que as impede de executar um movimento tão simples como o pressionar de um botão. Acionar um brinquedo eletrônico, por exemplo, é uma tarefa que não conseguem realizar sozinhas. Porém, um projeto que a Universidade Feevale está realizando em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, tem o objetivo de tornar o Natal de algumas dessas crianças mais alegre.


A campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos adaptará brinquedos eletrônicos, a fim de que possam se tornar mais acessíveis para crianças com deficiência – prioritariamente física. Hoje, um acionador – espécie de botão de maior tamanho que pode ser pressionado por pessoas com dificuldades motoras – pode chegar a custar R$ 190 no mercado. Por meio da campanha, a Feevale realizará, dia 17 de novembro, um workshop para acadêmicos, profissionais e comunidade interessada, que ensinará a adaptar acionadores simples para brinquedos que, no Natal, serão doados para instituições beneficentes previamente cadastradas no projeto.


Para viabilizar a campanha, a Universidade necessita do auxílio da comunidade e, por isso, aceita a doação de brinquedos movidos a pilha, que possuam um sistema eletrônico simples, para serem adaptados na oficina. As doações serão recebidas de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, no Câmpus II da Feevale. As entregas podem ser feitas até um dia antes da oficina. Os demais materias para a montagem dos acionadores adaptados serão disponibilizados pelo programa de pós-gradução em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A coordenação da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos na Feevale é da professora Regina Heidrich. Saiba mais:


Publicidade


Doações de brinquedos eletrônicos


Data: até 16 de novembro, de terça a sexta-feira

Horário: das 14h às 18h

Local: Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), localizado no térreo do prédio Vermelho, Câmpus II da Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)


Workshop adaptação brinquedo/acionador


Data: 17 de novembro

Horário: das 14h às 18h

Local: Oficina Tecnológica da Universidade Feevale, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)

Inscrições: enviar e-mail para 1000brinquedos@gmail.com contendo nome, CPF, telefone, instituição, curso e cidade. As vagas são limitadas.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS