NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Um local histórico: o estopim da Reforma Luterana

Rádio União FM está na Alemanha realizando cobertura dos 500 Anos da Reforma Luterana

29 de Outubro, 2017 às 17:12

Um destino histórico: a porta da igreja do Castelo de Wittenberg

A cobertura da Rádio União FM seguiu neste domingo no grande cenário da Reforma Luterana: Wittenberg.


A porta de madeira original não está mais lá – foi destruída num incêndio no século 18. Mas o local é o mesmo. E histórico. Até porque a igreja do Castelo de Wittenberg permanece erguida. Em 31 de outubro de 1517, Martin Lutero afixou na porta da igreja do castelo as 95 Teses da Reforma Luterana ou Reforma Protestante. Foi uma espécie de marco zero. Estava oficializado através de um documento o começo de um novo tempo para a humanidade.


Neste domingo (29), estive visitando o local – o imperador William IV mandou construir, em 1858, no local da antiga porta de madeira, uma placa de bronze com as 95 Teses. Eu e milhares de turistas. A sensação é única: saber que Lutero, há 500 anos, estava naquela mesmo local buscando difundir uma nova relação para os cristãos, provoca longas reflexões. Sua determinação é referencial.


Assim como há 500 anos, Wittenberg está fervilhando. Turistas e visitantes do mundo inteiro estão aqui – incluindo brasileiros, que entrevistei ao vivo no Facebook da Rádio União. Hoje também visitei o Jardim dos 500 Anos da Reforma Luterana, onde foram plantadas 500 árvores por comunidades de todo planeta – do Nepal aos Estados Unidos, do Chile a Namíbia. Entre tantas comunidades identificadas junto às árvores, estão a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IELB).


Publicidade


Na próxima terça-feira, as principais autoridades políticas da Alemanha estarão no município, que abrigou Lutero e sua família por muitos anos. Inclusive a chanceler Angele Merkel. Também deverão estar presentes chefes de Estado de outros dois ou três países europeus. O 31 de outubro será feriado nacional na Alemanha pela primeira vez na história.


CONFIRA NO FINAL DA REPORTAGEM FOTOS DE WITTENBERG DESTE DOMINGO


A cobertura da Rádio União FM na Alemanha nos 500 Anos da Reforma Luterena é uma apresentação de Socaltur Turismo Lufthansa City Center; patrocínio de Exatus Contabilidade, Estofare e Instituto Ivoti; e apoio de Movitel Telefonia.


ACOMPANHE A COBERTURA DOS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA


No rádio: 105.3 FM

No site: www.uniaofm.com.br

No Facebook: https://www.facebook.com/radiouniaofm/

No Twitter: @uniao_fm

No Instagram: radiouniaofm

Autor

Martin Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS