NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Um dia inesquecível em Eisleben. Um encontro com Lutero

Rádio União FM está na Alemanha realizando cobertura dos 500 Anos da Reforma Luterana

28 de Outubro, 2017 às 18:41

Frente a frente com Lutero na residência onde ele nasceu em Eisleben

A cobertura da Rádio União FM nos 500 Anos da Reforma Luterana reservou um dia especial.


Neste sábado, estive na cidade de Eisleben, onde Martin Lutero nasceu e faleceu (1483-1546). A cidade é uma espécie de santuário de Lutero. As residências onde o reformador nasceu e faleceu foram transformadas em museus. As igrejas e outros locais por onde ele passou também têm um significado. Sua imagem está em diversos lugares, com destaque especial para o monumento em frente a Rathaus (Prefeitura). Milhares de turistas passaram somente hoje pelo município, mesmo com a baixa temperatura - estava 8 graus, com sensação térmica de 6 graus em razão do vento gelado.


Foi nesse local que desemboquei ao chegar em Eisleben. Desembarquei na simpática estação de trem do município e fui caminhando até o centro histórico do município. Cruzando por ruas estreitas, muros e pequenas pontes centenárias, fui sendo guiado pelo badalar dos sinos e pela parte mais visível da igreja St. Andreaskirche – onde Lutero proferiu suas últimas prédicas.


E, repentinamente, saindo de uma rua com paralelepípedos, estava aquela figura. Imponente, firme, determinada – tal qual foi sua trajetória. Ali estava Martin Lutero – ou Martinho, como muitos conhecem no Brasil. Foram longos segundos de contemplação. E de admiração. Além do mesmo nome, nasci no mesmo dia que o reformador: 10 de novembro.


Lutero é uma figura admirável. O que ele promoveu há 500 anos teve impactos na humanidade – educação, política, economia, relações sociais, comunicação, entre outros aspectos. A propósito: muitos historiadores consideram que Lutero foi o alemão mais influente e importante de todos os tempos.


Publicidade


O mais interessante é que neste domingo estarei em Wittenberg, cidade onde ele publicou as 95 teses da Reforma Luterana, e onde na terça-feira, 31 de outubro de 2017, se comemoram os 500 Anos da Reforma. Com direito a presença da chanceler Angela Merkel.


CONFIRA NO FINAL DA REPORTAGEM FOTOS DE EISLEBEN DESTE SÁBADO


A cobertura da Rádio União FM na Alemanha nos 500 Anos da Reforma Luterena é uma apresentação de Socaltur Turismo Lufthansa City Center; patrocínio de Exatus Contabilidade, Estofare e Instituto Ivoti; e apoio de Movitel Telefonia.


ACOMPANHE A COBERTURA DOS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA

No rádio: 105.3 FM

No site: www.uniaofm.com.br

No Facebook: https://www.facebook.com/radiouniaofm/

No Twitter: @uniao_fm

No Instagram: radiouniaofm

Autor

Martin Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS