NOVO HAMBURGO

26°C

Publicidade

Titãs, Michel Teló, Família Lima são algumas das atrações confirmadas na 34ª Festa das Rosas

De 15 a 19 de novembro, Sapiranga viverá mais uma edição da Festa das Rosas, a 34.ª do evento desde sua oficialização em 1964

19 de Outubro, 2017 às 08:29

De 15 a 19 de novembro, Sapiranga viverá mais uma edição da Festa das Rosas, a 34.ª do evento desde sua oficialização em 1964, e mais uma vez com ingresso gratuito para todas as grandes atrações do palco nacional instalado no Parque Municipal do Imigrante. Serão oito destaques nacionais em cinco dias, com Michel Teló como um dos principais nomes da programação. Ele trará para a Cidade das Rosas o show Bem Sertanejo para o encerramento da festa, no domingo de 19 de novembro. A abertura será no feriado de 15 de novembro, com Hugo & Tiago e Naiara Azevedo; dia 16 é a vez de Fabinho Vargas, Padre Ezequiel Dal Pozzo e Família Lima; dia 17 tem Sambô; e os Titãs entram em cena no dia 18.


"Certamente teremos mais uma grande festa, sempre oportunizando que todos tenham acesso ao evento com o ingresso gratuito, como já ocorreu nos dois últimos anos. Hoje, Sapiranga atrai mais de 140 mil visitantes para o evento, pois tornamos a Festa das Rosas realmente popular e uma verdadeira atração turística", destaca a prefeita Corinha Molling.


A festa deste ano terá cinco dias de atrações, sendo promovida de forma ininterrupta, aproveitando o feriado nacional do dia 15. "Trata-se de uma questão econômica aliada à praticidade. Com a realização em dois finais de semana, apesar de se promover a festa em quatro ou cinco dias, o uso do espaço é de oito a nove dias. Com a festa deste ano poderemos economizar na segurança e gastos com estruturas, locações de equipamentos e uso de energia elétrica, por exemplo, seguindo a linha mais austera que adotamos desde o início do ano em nossos eventos. Felizmente o feriado deste ano nos possibilitou montar esta programação da Festa das Rosas de uma forma que vai ao encontro deste pensamento", destacou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luis Fernando Hanauer.


UMA FESTA DIVERSIFICADA


Além das oito grandes atrações, os cinco dias de festa trarão apresentações de grupos locais e regionais. No palco popular as bandas de baile comandam a animação antes dos shows principais. Além disso, a festa traz os grupos volantes, com seu som típico relembrando as antigas bandinhas folclóricas alemãs. Outra atração são as apresentações de dança e música de grupos escolares e municipais, como Balé Folclórico Origens e o Coro de Meninas e Banda. E a Festa das Rosas tem ainda o palco rock onde bandas locais mostram seus trabalhos solo e cover em um espaço igualmente tradicional do evento.


Além de todos estes atrativos musicais e artísticos, a Festa de Sapiranga traz, ainda, o espaço Multifeira das Rosas, em um pavilhão que remete a uma tradição das primeiras Festas das Rosas, nos anos 1960 e 70, que destacavam a produção local na chamada Exposição Industrial. Nesta área multifeira estarão expostos produtos diversos da região, como calçados, vestuário, cosméticos, bijuterias e artesanato, entre outros produtos, além do oferecimento de serviços como oferta de imóveis e consórcios.


A diversão para a criançada também tem vez com dois espaços para escolher e se divertir com a família. Tem brinquedos infláveis com camas elásticas, tobogãs e kids play e o Parque de Diversão com roda gigante, auto-choque, tobogã, kamikase e outras atrações tradicionais e novidades do mundo do entretenimento.


E além de toda esta gama de atrações têm ainda a parte dos comes e bebes, com todos os tipo de comidas e bebidas para agradar todas as idades. São oferecidos desde pratos da comida típica colonial com direito aos bolinhos de batata (declarados patrimônio da cidade de Sapiranga em 2016), restaurante com cardápio diverso e pontos de alimentação com lanches rápidos (pizzas, xis, churrasquinho, espetinho de frutas, etc) espalhados pelo parque.


A HISTÓRIA DA FESTA


A Festa das Rosas é uma marca de Sapiranga e do Vale do Sinos, que consolidou o título de Cidade das Rosas ao Município, em um dos eventos municipais mais antigos e tradicionais do Estado, ganhando, inclusive, selo comemorativo dos Correios em 2014, quando se marcou os 50 anos de criação do evento. O potencial turístico, ampliado nacionalmente pela prática do voo livre no Morro Ferrabraz, é hoje celebrado nesta festa que atrai milhares de visitantes todos os anos. A história da festa foi iniciada há 53 anos (embrionária do concurso dos mais belos jardins e buquês de rosa da cidade e chá dançante promovido pelo Lions Clube), sendo oficializado o evento pela Lei Municipal de 4 de novembro de 1964 para ocorrer entre outubro e novembro. Assim, a partir de 1965, Sapiranga passou a realizar Festa das Rosas, sendo, a cada edição, eleita uma corte (com rainha e princesas) para representar a cidade e divulgar o evento.


Do início mais simples com concursos de jardins e buquês, vieram, com a participação e organização ativa da sociedade, os desfiles, a exposição industrial dos principais produtos do município, apresentação de corais, bandinhas e bandas marciais. Até 1986 a festa ocorreu regularmente, mas aí, por questões econômicas, seguiram-se 11 anos sem o evento. A festividade ganhou um novo status no seu resgate na segunda metade dos anos 1990, quando shows populares foram agregados ao espírito comunitário do evento.


Em 1997, resgatando valores comunitários, na gestão do então prefeito Renato Molling, a Festa das Rosas voltou a acontecer, sendo realizada a partir de então no Parque Municipal do Imigrante, apostando na gastronomia, apresentações artísticas, exposição industrial, cultural e esportiva. A partir daí, a festa voltou a receber o tratamento de destaque merecido, crescendo e tornando-se o grande evento da cidade, chegando a reunir, em 2016, o público recorde de sua história com mais de 140 mil visitantes em cinco noites de grandes shows com entrada gratuita, uma conquista da atual Administração, a partir de 2015, na busca de fazer uma festa realmente popular e acessível a todas as classes, com atrações nacionais, como, Fernando & Sorocaba, Marcos & Belutti e Paralamas do Sucesso, nos últimos dois anos.


Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Sapiranga

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS