NOVO HAMBURGO

26°C

Publicidade

Empresa com sede no Vale do Sinos inaugura na Colômbia planta de adesivos mais moderna da América Latina

Nova fábrica de adesivos é a mais moderna da América Latina. São 28 mil m² de área para atender Peru, Equador, Panamá, Bolívia, Caribe e o próprio país-sede

17 de Outubro, 2017 às 18:02

Com quase 70 anos de história, a empresa apresenta o segundo maior Market Share da América Latina e lança mais de 100 novos produtos por ano. Divulgação

A Artecola Química inaugura nesta quarta-feira (18/10) uma nova operação industrial na Colômbia. Será a planta de adesivos mais moderna de toda a América Latina, e irá abastecer os mercados do Peru, Equador, Panamá, Bolívia, Caribe e a própria Colômbia, entre outros países. Com 28.000m² no total e 11.000m² de área construída, está localizada no Parque Industrial San Jorge, na cidade de Mosquera, vizinha a Bogotá. A nova fábrica possibilita ampliar de imediato em 10% a participação da empresa no mercado, que é de 20% na Colômbia e 7% em nível regional (do México ao Brasil). A Artecola tem sede em Campo Bom junto à ERS-239, na divisa com Novo Hamburgo.


A ampliação da Artecola Química no país leva em conta seu perfil de atuação internacionalizada. “A Colômbia oferece uma localização geográfica ideal para exportar. Além disso, a fabricação local se torna necessária pela geografia interna e demografia do país, o que justifica o investimento”, destaca o Presidente Executivo, Eduardo Kunst. “Nossa estratégia se baseia nessa combinação, atuando com plantas o mais próximo possível de nossos clientes, e a partir delas atendendo a um universo de 20 países na América Latina”, complementa o Presidente.


Hoje a Artecola está presente com operações no México, Chile, Argentina e Peru, além do Brasil e Colômbia, onde o novo investimento irá substituir a planta atual, também localizada em Mosquera. Durante a trajetória para chegar a esse estágio, a empresa contou com apoio do Programa de Internacionalização desenhado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Identificada na região andina com o nome Pegatex Artecola, a empresa detém marcas expressivas, como Pegadit, Supercryl, Carpincol MR 60, PL 285, Artemelt e Regia, além de um portfólio que chega a 900 referências para madeira, couro e calçados, rotulagem, embalagem, artes gráficas, automotivo e o segmento crescente de “faça você mesmo”.


Publicidade


SUSTENTABILIDADE


A nova fábrica foi cuidadosamente projetada. Reforça os conceitos de tecnologia, sustentabilidade, segurança e orientação ao cliente, que são os pilares estratégicos da Artecola Química. A planta foi construída com critérios bioclimáticos e padrões de alta qualidade: melhoria em 30% da iluminação natural e uso de tecnologia LED, com economia substancial no consumo de energia; ventilação quase 100% natural; no estágio inicial, reutilização de águas pluviais para o sistema de extinção de incêndio e reservatório de 1.000 m³.


A aposta máxima para prevenção de incêndios se inicia no projeto arquitetônico, com paredes anti-fogo de até 14m de altura, passa pela estrutura de equipamentos de combate, e inclui ainda separação de materiais de acordo com suas características de inflamabilidade, assim como sistemas automatizados de espumas que sufocam incêndios em tempos mais curtos.


NOVOS PRODUTOS


A nova planta na Colômbia também irá reforçar o posicionamento da Pegatex Artecola no mercado, com melhores serviços e prazos de entrega. Também serão lançados novos produtos, com foco cada vez maior na sustentabilidade e em mercados crescentes, como as linhas de “faça você mesmo”.


A Diretora da Artecola Química, Lisiane Kunst, destaca a aposta da empresa na Simplicidade, tanto na estratégia, como no perfil de lançamentos. “Queremos que nossos produtos sejam próximos e fáceis de usar. Oferecemos soluções práticas com as quais queremos chegar com força cada vez maior ao mercado colombiano”, enfatiza.


MAIS DE 100 NOVOS PRODUTOS POR ANO


A Artecola Química atua com produtos que vão desde partes de automóveis e de calçados, tecnologias para construção de casas, adesivos para consumidor final e para colagem das mais diferentes aplicações (fraldas, móveis, cadernos, roupas, embalagens congeladas, entre muitos outros exemplos). Com quase 70 anos de história, a empresa apresenta o segundo maior Market Share da América Latina e lança mais de 100 novos produtos por ano.


Além de ser considerada a empresa brasileira mais internacionalizada entre as que faturam até R$ 1 bilhão e a sexta na classificação geral (Ranking FDC 2017), também é referência em inovação: entre os destaques, é vencedora do Prêmio Finep de Inovação e está entre as 22 selecionadas para integrar o livro “Inovar é Criar Valor”, lançado pelo MEI (Movimento Empresarial pela Inovação).


PLANEJAMENTO


Uma das peças principais para a abertura da nova planta e de outras operações foi o planejamento adequado, feito com o apoio da Apex-Brasil, por meio do Programa de Internacionalização da Agência. Uma das ações, é a capacitação direcionada a CEOs e diretores de empresas, Inter-Com (Internacionalização e Competitividade), executada em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). Além disso, a Artecola também participou, com depoimentos, de ações da Agência como a missão de internacionalização para Colômbia e um seminário sobre o mercado mexicano.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS