NOVO HAMBURGO

35°C

Publicidade

Casa histórica para a imigração alemã realiza evento para tentar reabrir suas portas

Evento será realizado no pátio da Casa da Feitoria – Museu do Imigrante

06 de Outubro, 2017 às 10:06

ATUALIZAÇÃO: EM RAZÃO DA PREVISÃO DO TEMPO, EVENTO DO DIA 8 FOI CANCELADO. NOVA DATA SERÁ INFORMADA PELOS ORGANIZADORES. GRATO.


A comunidade regional do Vale do Sinos está novamente convidada para dar as mãos em nome de valioso patrimônio histórico. É o evento “Pode Entrar, a Casa é Sua”, a se realizar no dia 8 de outubro (domingo), das 10 às 18 horas, no pátio da Casa da Feitoria – Museu do Imigrante.


O evento está sendo realizado pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, diversas associações de moradores, empresas, clubes de mães, escolas, representantes da comunidade e secretarias municipais. É umas das ações para divulgação do projeto e arrecadação de verba e para aproximar a população da Casa.


A Casa da Feitoria Velha, construída em 1788, serviu de sede da Real Feitoria do Linho Cânhamo, fazenda imperial administrada por portugueses e com mão-de-obra escravizada. Foi desativada em março de 1824 e, no mês de julho desse mesmo ano, abrigou os primeiros imigrantes germânicos, contratados pelo governo brasileiro. Deste núcleo nasceu a Colônia Alemã de São Leopoldo. Por esta razão, São Leopoldo recebeu o título nacional de “Berço da Imigração Alemã”, conforme Lei 12.394 de 04 de março de 2011.


Publicidade


Em 1980 a casa passou para o acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo – MHVSL, e em 1982 foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE. O MHVSL é uma instituição civil de caráter privado com finalidade pública, sem fins lucrativos, que depende da participação e doações de pessoas físicas e jurídicas para sua manutenção.


A Casa está, há três anos, fechada aguardando aprovação do Projeto para captação no mecanismo Pró-Cultura da Lei 13.490/2010. Finalmente nos últimos dias de junho de 2017, foi liberada a captação de recursos. Esse financiamento pode ser feito por empresas que contribuem com ICMS, através de incentivo fiscal, o qual garante ao patrocinador o abatimento de 100% no ICMS (conforme tabela da LIC). A Casa necessita de uma restauração geral. Estão sendo mobilizadas a comunidade, entidades, empresas e órgãos públicos em prol a essa necessidade, realizando diversas ações.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS