NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Molling (PP) e deputados do PT votam por mais dinheiro público para campanhas políticas

Fundo Público de Financiamento de campanhas eleitorais deve usar recursos que faltarão em outras áreas

05 de Outubro, 2017 às 17:48

Deputado federal do PP votou por mais recursos públicos para partidos políticos. Divulgação

A aprovação de bilionário Fundo Público de Financiamento de campanhas eleitorais teve o voto favorável de nove deputados federais gaúchos. Entre eles, um representante do Vale do Sinos: Renato Molling (PP).


O parlamentar de Sapiranga se aliou a deputados do PT, PCdoB e PR para garantir mais dinheiro público para suas campanhas já em 2018. A votação foi realizada na noite desta quarta-feira na Câmara dos Deputados. Foram 233 votos favoráveis e 209 contrários, com três abstenções. Em relação a Molling, ele recebeu 102.770 votos para garantir sua reeleição em 2014.


Apesar de os parlamentares afirmarem que o fundo será de R$ 1,7 bilhão, o texto não estabelece um teto para o valor, e sim um piso, ao dizer que o fundo será “ao menos equivalente” às duas fontes estabelecidas pelo projeto. Este dinheiro que vai para os políticos realizarem suas campanhas deixará de ser aplicado em saúde, educação, infraestrutura e tantas outras áreas onde falta dinheiro público.


Publicidade


A proposta estabelece que pelo menos 30% do valor das emendas de bancadas sejam direcionadas para as campanhas eleitorais. A segunda fonte de recursos virá da transferência dos valores de compensação fiscal cedidos às emissoras de rádio e televisão que transmitem propagandas eleitorais, que serão extintas. O horário eleitoral durante o período de campanha, no entanto, foi mantido.


O Fundo Público para abastecer as campanhas é uma medida alternativa ao financiamento empresarial de campanha, proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015.


DEPUTADOS FEDERAIS GAÚCHOS QUE VOTARAM A FAVOR DO FUNDO


Assis Melo (PCdoB)

Cajar Nardes (PR)

Deonilso Marcon (PT)

Elvino Bohn Gass (PT)

Henrique Fontana (PT)

Maria do Rosário (PT)

Paulo Pimenta (PT)

Pepe Vargas (PT)

Renato Molling (PP)

Autor

Martin Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS