NOVO HAMBURGO

38°C

Publicidade

Investimento de R$ 1,3 milhão deve recuperar dois prédios estratégicos para Lomba Grande

Prefeita de Novo Hamburgo confirmou recursos do BID para desenvolvimento do bairro rural de Novo Hamburgo

21 de Setembro, 2017 às 09:17

No ano passado, Portal Martin Behrend denunciou situação decadente de prédio histórico.

Em fevereiro de 2016, o Portal Martin Behrend publicou reportagem denunciando a situação decadente do simpático prédio ocupado em outros tempos pela Secretaria de Agricultura. A matéria trouxe dados e registros lamentáveis do abandono do local. As imagens estão na reportagem “Antiga Secretaria da Agricultura está desabando, enquanto Prefeitura paga aluguel para outra sede”: http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...


Um ano e meio após esta denúncia, a Prefeitura de Novo Hamburgo traz uma notícia alentadora. O dia 20 de setembro, que tradicionalmente é muito comemorado em Lomba Grande, foi a data escolhida pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB), para um anúncio significativo de investimentos no bairro.


Com prazo previsto de conclusão até dezembro de 2018, serão investidos R$ 1,3 milhão, valor que passa a integrar o componente econômico do financiamento recuperado pela atual gestão junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os recursos serão utilizados na recuperação de um prédio destinado à agroindústria, com capacidade para atendimento às demandas dos produtores locais. Outra parte será aplicada na reforma total da antiga Secretaria de Agricultura, interditada desde 2013. Nos próximos dias a Prefeitura de Novo Hamburgo fará uma chamada pública de manifestação de interesse para estes dois projetos.


“Durante nossa recente estada em Washington tivemos condições de dar andamento ao processo de financiamento do BID, garantindo este aporte para Lomba Grande. Consideramos este anúncio muito importante, pois os produtos da região poderão ser industrializados por meio de cooperativas ou outras formas apropriadas para isso, com uma média de aumento na renda que poderá chegar a 30%. E este investimento também servirá como base para buscarmos mais recursos para o bairro, por meio da apresentação de novos projetos”, antecipou Fátima Daudt.


Publicidade


Até então, Lomba Grande não estava contemplada nas gestões anteriores do programa do BID. Técnicos da Prefeitura e do próprio Banco estiveram no bairro avaliando as possibilidades de inclusão, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio de uma engenharia interna realizada por sua equipe, garantiu os investimentos.


AGROINDÚSTRIA


O prédio para a agroindústria aproveitará uma estrutura já existente localizada na Estrada do Walahai, 1.400. No local será feita toda a instalação elétrica, hidráulica, reforma no telhado, portas e janelas, ventilação, revestimento impermeável, acesso para veículos médios e pesados, infraestrutura de mobiliário e informática e aquisição de subestação elétrica, permitindo a recuperação de equipamentos já existentes e não utilizados.


Por sua vez, o prédio antigo da Secretaria de Agricultura, situado na Rua João Aloysio Algayer, passará por uma reforma total, incluindo instalação elétrica, hidráulica, recuperação de fachada, reforço na fundação, telhado, portas, janelas, pisos do primeiro e segundo pavimentos, infraestrutura de mobiliário e informática. O objetivo é transferir a diretoria de desenvolvimento rural e integrar outros serviços públicos municipais para a comunidade, diminuindo a dependência de aluguéis.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS