NOVO HAMBURGO

24°C

Publicidade

Alunos que treinam no Rio dos Sinos são convocados para seleção brasileira de canoagem

Quatro estudantes da rede pública disputarão o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade

19 de Setembro, 2017 às 10:04

Alunos em ação no Rio dos Sinos durante mais um dia de treinos. PMSL/Divulgação

Eita, Rio dos Sinos. Apesar de tantos maus tratos, segue palco de histórias emocionantes. Não bastasse servir como reservatório de água para milhares de pessoas ou como fonte para irrigação de lavouras e para famílias retirarem seu sustento, ele segue como espaço para a prática de esportes e revelação de talentos. E de uma forma emocionante: jovens que se refrescavam no rio inspiraram um projeto que hoje abastece a seleção brasileira de canoagem em suas categorias de base.


Nas águas do Sinos, a canoagem leopoldense está alçando voos cada vez mais altos. Quatro alunos do projeto Canoagem na Escola, da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) e Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed), estão na lista dos 28 atletas brasileiros convocados para o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade, Menor e Cadete, que ocorrerá de 2 a 5 de novembro, na cidade de Montevideo, no Uruguai.


Ao lado do treinador da Aleca, Luis Marcelo Carneiro, os alunos Aghata Justino Carvalho, Saimom Justino Carvalho, Daniel Silveira de Souza e Eduardo Ademir Apollo, vão representar a Confederação Brasileira de Canoagem. Já o aluno Patrick Elieser da Luz Faustino representará o país no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade, Júnior e Sênior, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de outubro, na cidade de Ibarra, no Equador.


Publicidade


PROJETO CANOAGEM


Desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Projeto Canoagem na Escola atende cerca de 100 alunos da rede pública de ensino. Criado em 2006, o projeto inicialmente era uma alternativa de atividades para as crianças que tinham como hábito tomar banho nas águas do Rio dos Sinos. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de criar um clube para regulamentar a equipe nas competições, surgindo então a Aleca.


Neste ano, a equipe se consagrou campeã na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e conquistou 15 medalhas de ouro, 17 de prata e 7 de bronze no 8º Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, ambos em Curitiba (PR). Para participar os alunos da rede pública municipal podem se inscrever através da direção de suas escolas. As aulas da Escola de Canoagem ocorrem de segunda a quarta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS