NOVO HAMBURGO

24°C

Publicidade

Há 60 anos, publicidade de página dupla destacava início das vendas da Kombi brasileira em Novo Hamburgo

Anúncio foi publicado na edição de 27 de setembro de 1957 do jornal O 5 de Abril

10 de Setembro, 2017 às 11:17

Anúncio em página dupla e na vertical: publicidade arrojada em O 5 de Abril

Ah, se algumas Kombis falassem... Chamada de “Velha Senhora”, este hit da Volkswagen celebra, em 2017, seis décadas da primeira Kombi produzida totalmente no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Em Novo Hamburgo, o início da comercialização desse sucesso de vendas foi divulgado com um anúncio de página dupla na edição de 27 de setembro de 1957 do jornal O 5 de Abril – o primeiro jornal do município.


Além de se utilizar duas páginas – fato raro na publicidade da época –, a arrojada propaganda ainda foi posicionada na vertical, o que pode ser considerado um lance ousado para a época. Foi utilizada uma imagem do globo terrestre, com indicação do Oceano Atlântico e da cidade de São Bernardo do Campo.


A chegada da Kombi 100% made in Brazil se transformou num case de vendas. Em Novo Hamburgo, o revendedor autorizado era Albano C. Seibert & Cia. Ltda, localizado na Rua Casemiro de Abreu, 192 – perto da atual Catedral São Luiz. O telefone era o 173.


Na publicidade da Volkswagen, se destacavam alguns atributos e vantagens da Kombi brasileira:


- Para 8 passageiros ou 810 quilos de carga

- Super-econômico: 11 quilômetros com 1 litro de gasolina

- Motor refrigerado a ar: menos complicações mecânicas

- 24 centímetros de altura livre do chão: nenhum outro carro tem tanto! Passa onde outros nem tentam entrar

- Preço: Cr$ 358.000,00 – posto fábrica


Publicidade


HISTÓRIA DA KOMBI


- A Kombi foi criada em 1947 pela Volkswagen da Alemanha. O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug, “veículo combinado” ou, em tradução livre, “veículo multiuso”. A Kombi começou a ser produzida na Alemanha em 1950. A Kombi começou sua história no Brasil 2 de setembro de 1953, quando a VW iniciou a montagem do carro no país. Foi o modelo que inaugurou os trabalhos da montadora alemã na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O primeiro modelo totalmente fabricado no Brasil surgiu em 1957. Com informações do blog www.meuusadonovo.com.br.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS