NOVO HAMBURGO

27°C

Publicidade

Casa da Lomba passará por restauração e permanecerá fechada por tempo indeterminado

As atividades desenvolvidas na Casa da Lomba foram alocadas em outros espaços de Lomba Grande

26 de Agosto, 2017 às 11:15

Em 2011, a Prefeitura de Novo Hamburgo adquiriu o imóvel. PMNH/Divulgação

Novo Hamburgo vem tentando preservar parte do seu patrimônio histórico antes que ele desapareça por completo. Os últimos anos foram de omissão por parte do Poder Executivo e também da fiscalização do Poder Legislativo - a Câmara de Vereadores. Desta forma, são bem-vindos casos como a recuperação da antiga Semec 2 (inauguração 2m 2018), a renovação do Monumento ao Imigrante e o projeto para a iniciativa privada patrocinar a revitalização da pintura externa em prédios públicos municipais, constituídos como equipamentos culturais, inventariados ou tombados em âmbito nacional, estadual ou municipal. É fato: comunidade que não reconhece e cuida do passado jamais preservará o presente.



Mantendo este pensamento, um outro patrimônio histórico do município será restaurado pela Prefeitura de Novo Hamburgo. Localizada na rua João Aloysio Allgayer, no bairro rural hamburguense, a Casa da Lomba foi tombada no ano de 1992 e o avançado estado de deterioração motivou o Executivo a decidir por intervir no prédio e resgatar esta parte da história da cidade.


Um projeto para a captação de recursos está em fase de elaboração. São estimados investimentos em torno de R$ 500 mil para a recuperação plena do espaço, que deverá seguir orientações e metodologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), por tratar-se de edificação tombada pelo patrimônio histórico, utilizando mão de obra especializada e materiais com qualidade certificada.



Publicidade


As atividades desenvolvidas na Casa da Lomba foram alocadas em outros espaços de Lomba Grande e o prédio ficará fechado até a conclusão da restauração, sem prazo definido.


CASA DA LOMBA

A Casa da Lomba é um importante lugar histórico da cidade. A primeira parte da casa foi construída no ano de 1860 por meio de uma mobilização dos moradores e da comunidade religiosa, que utilizavam o local como salão paroquial e escola, inclusive sendo um dos primeiros colégios do Rio Grande do Sul. Em 2011, a Prefeitura adquiriu o imóvel. Atualmente, a Casa era utilizada como espaço multicultural.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS