NOVO HAMBURGO

24°C

Publicidade

Omissão no passado e pátio de escola submerso no bairro Canudos: Prefeitura faz operação emergencial

Alunos, professores e servidores da Escola Municipal Arnaldo Reinhardt terão nova escola nos próximos meses

21 de Agosto, 2017 às 17:29

Pátio da escola nesta segunda-feira: herança de obras atrasadas e mal planejadas

A vida dos alunos, professores e servidores da Escola Municipal Vereador Arnaldo Reinhardt, no bairro Canudos, não está fácil. No passado, foram iludidos pelo hoje sepultado Orçamento Participativo (OP), de alcunha Orçamento Enganativo. No presente, precisam conviver num ambiente parcialmente tomado pelo barro, lama e água suja, fruto da omissão das administrações anteriores em buscar alternativas rápidas e eficazes para a escola. A realidade só não é pior pois existe, sim, uma notícia positiva: em breve, os alunos passarão a estudar na nova Arnaldo Reinhardt, que está sendo finalizada após atrasos e problemas. O prédio fica a algumas quadras do atual endereço.


Assim como ocorreu no ano passado, neste ano um grupo de pais voltou a procurar o Portal Martin Behrend. Em relação ao OP, a escola conquistou em 2013 a construção de um muro para ficar mais protegida. O simples fato de ter de "conquistar" um muro já é uma calamidade. Isso deveria ser obrigação da Prefeitura em garantir segurança. Não bastasse isso, a obra só começou a ser erguida neste ano, com mais de três anos de atraso. O Portal Martin Behrend publicou reportagem exatamente há um ano: http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i... .


E foi nesse ambiente de remexer a terra, abrir buracos e criar trincheiras é que um problema histórico de infraestrutura foi ressaltado: a escola é uma espécie de bolsão de água da região. Por estar num nível mais baixo que a rua, a água corre para o pátio. E fica. "É algo que o pessoal vem acompanhando há tempo, mas ninguém fez nada. Tem um problema de drenagem no local, e isso também dificulta para a água escoar", lamenta a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli. Ela destaca que uma operação emergencial foi criada, envolvendo a Secretaria Municipal de Obras, equipe técnica da Prefeitura e o reforço de um caminhão Hidrojato para desentupir os canos e permitir que a água escoe. "Sabemos dessa realidade, mas não temos como simplesmente erguer as salas de aula. Isso não temos como fazer. Então, estamos fazendo o possível pra contornar esses problemas", completa a secretária.


Publicidade


Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação, a nova Escola Municipal Arnaldo Reinhardt deve ser entregue até dezembro. Vão para lá as turmas do Ensino Fundamental. Ela explica que a obra ficou parada e que a atual administração teve de ir a Brasília garantir a liberação de recursos. "Queremos começar o ano letivo de 2018 na nova sede", projeta. O curioso é que às vésperas da mudança está sendo erguido o muro conquistado em 2013 e construídas três novas salas de aula. "Herdamos essa situação da antiga administração. Isso é fruto do mal planejamento. Infelizmente, é o que está acontecendo", comenta. Na "velha" Arnaldo Reinhardt, que terá muro e salas novas nos próximos meses, poderá funcionar no futuro a Educação Infantil. "Mas precisamos ter uma solução para esses problemas. Temos profissionais que já apresentaram uma sugestão envolvendo a drenagem. Vamos ver se avançamos nisso, pois é um recurso que não estava previsto", destaca Maristela.


Enquanto a nova Arnaldo Reinhardt não chega, os 341 alunos ficam privados de usar parte do pátio e dos brinquedos. E, quando tem chuva forte, barro e até esgoto correm pelo local, afetando também professores e servidores. O cenário é desolador. Hoje, por exemplo, tinha um pequeno pântano em parte da escola. É um quadro triste quando se fala na educação como ferramenta de transformação dos cidadãos. O Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH) também acompanha a situação. Agora é torcer para a operação emergencial dar resultado e cruzar os dedos para que a obra da nova escola não atrase.


CONFIRA FOTOS ATUAIS DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ARNALDO REINHARDT

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS