NOVO HAMBURGO

13°C

Publicidade

O churrasco do meu pai

O Guilherme falou do pai dele, mas também falou do meu. E muito provavelmente também do seu.

13 de Agosto, 2017 às 15:02

Em homenagem ao Dia dos Pais, gostaria de resgatar um pequeno texto feito pelo meu amigo e jornalista Guilherme Macalossi, há dois anos. A homenagem do Guilherme ao seu pai me marcou muito, pois eu mesmo não poderia ter escrito algo tão exato, tão certeiro e tão bonito a respeito do meu próprio velho. Como o escritor russo Tolstói já disse, canta a tua aldeia e serás universal. O Guilherme falou do pai dele, mas também falou do meu. E muito provavelmente também do seu. Confira:


Meu pai é exímio assador de churrascos. Daquele tipo que se empolga, que planeja, que prepara a carne como quem monta um espetáculo. E é na feitura do churrasco, com seu jeito desajeitado, às vezes meio que gritando, às vezes meio que irritado, que ele consegue declarar seu amor por sua família. Porque há quem não consiga dizer "eu te amo", e então se vale de outras formas para tanto. É preciso compreender a mensagem implícita nos atos, ainda que ela venha intercalada de recomendações, conselhos e sermões. Meu pai é desse tipo, assim como era o pai dele.


Publicidade


Mas voltemos ao churrasco. Cada gota que ele derrama em um domingo de sol na frente do fogo e do carvão representa o que ele faz na sua vida todos os dias: derrama suor por sua família. Sua diligência em fazer o almoço é a metáfora de seu comportamento. Meu pai sempre está preocupado conosco, nos querendo satisfeitos, completos, felizes, seguros, saudáveis. Sua neurose com a carne é a leitura de sua neurose com nosso bem-estar. Esse domingo, no Dia dos Pais, comi um churrasco feito pelo meu. E ele o fez na mesma churrasqueira em que o pai dele uma vez também fazia seus churrascos. Ali, em meio a espetos, chamas e suor é que ele encontra seu púlpito informal, onde se declara a seus filhos e onde também presta tributo ao seu próprio pai.


Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Guilherme Macalossi, confira seu blog no portal Locus: http://www.locusonline.com.br/author/guilherme/

Autor

Rodrigo de Bem Nunes

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS