NOVO HAMBURGO

36°C

Publicidade

Festa, exposição, gastronomia: Novo Hamburgo celebrará com orgulho as origens alemãs

Festa do Colono e exposição Passado Presente são algumas das atrações em razão do dia 25 de julho

20 de Julho, 2017 às 16:58

Cucas: tradição na gastronomia registrada em exposição de Felipe Kuhn Braun e Moisés Braun. Divulgação

Em 25 de julho de 1824, a história da região de Novo Hamburgo começou a ganhar novos rumos. A data marca a chegada do primeiro de muitos navios que trouxeram os imigrantes alemães que colonizaram a nossa terra. E é em homenagem a este fato que o dia 25 de julho ficou marcado como o Dia do Colono. Para homenagear aqueles que vieram de longe e também os trabalhadores rurais do presente, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural, promovem no dia 30 de julho, a partir das 8 horas, uma grande festividade na Comunidade Católica de Lomba Grande (Rua João Aloysio Algayer, 1311).


A Festa do Colono começa com uma missa festiva, a partir das 8h na Paróquia São José. Em seguida, inicia a programação completa (veja abaixo). Durante todo o dia haverá exposições dos produtos da Economia Solidária, artesanato local e, claro, a Feira dos Produtores Rurais, com o que há de melhor na culinária típica da região.

Almoço típico

Para quem quiser saborear as delícias da colônia, às 11h30min tem início, no pavilhão principal do evento, um almoço de confraternização que está sendo organizado pela Comunidade Católica de Lomba Grande, com comida típica e churrasco. Os cartões custam R$ 35,00, e podem ser adquiridos no local ou reservados antecipadamente pelo telefone (51) 3596.1298.

Herta faz a festa

A “tia” mais querida do Brasil também tem presença garantida na Festa do Colono. Sempre em busca do seu grande amor, a Herta promete alegrar o público presente com suas histórias da roça. Será que ela encontra um amor em Lomba Grande?
Banda Choppão promete muita animação


Publicidade


Para esquentar a tarde, um grande baile vai animar a Festa do Colono. A Super Banda Choppão apresenta o melhor da música típica, com seu ritmo alegre e descontraído. A Banda é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com 32 anos de história, 10 discos gravados e dois DVD's, incorporando melodias e grandes clássicos do folclore.

Jogos Rurais

Um dos pontos altos da Festa do Colono será a disputa dos Jogos Rurais. Cada comunidade pode inscrever até nove participantes, que disputam as modalidades: serrar o tronco, debulhar milho, arremesso de tora, carrinho de mão e o maior bebedor de leite. As comunidades podem se inscrever antecipadamente na Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural (Rua João Aloysio Algayer, 1238). Todos os grupos ganham prêmios de participação.


CÂMARA DE VEREADORES DE NOVO HAMBURGO


“Passado Presente” é o título da exposição fotográfica comemorativa aos 193 nos da Imigração Alemã no sul do Brasil, na qual, o jornalista, escritor e vereador Felipe Kuhn Braun e o artista plástico e gráfico Moisés Braun, apresentam, pela primeira vez, seu trabalho fotográfico realizado nas cidades fundadas pelos imigrantes de origem germânica – as antigas colônias.


Registrando um Brasil que muitos brasileiros não conhecem, estas 40 imagens apresentam ao visitante, fragmentos de uma cultura diversificada, o rico universo do que resta da “vida na colônia”, onde a beleza do amplo panorama geográfico das antigas propriedades rurais se mescla ao detalhe da vida cotidiana dos descendentes teuto brasileiros. Também aqueles cujas origens remontam ao interior retratado, poderão relembrar com precisão as suas histórias da juventude.


A exposição será aberta no dia 25 de julho, às 19:30, no saguão da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. A exposição permanecerá na Câmara de 25 de julho a 4 de agosto e estará aberta para visitação das 08:30 às 18:00, todos estes dias, com exceção dos dias 29 e 30.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS