NOVO HAMBURGO

26°C

Publicidade

Entrevista com Laurentino Gomes – Parte III: O caminho do Peregrino, o livro esquecido.

Na terceira e última parte da entrevista com Laurentino Gomes falamos sobre seu último livro escrito em parceria com Osmar Ludovico

15 de Julho, 2017 às 06:24

Registro da conversa com Laurentino e o livro feito em parceria com Osmar Ludovico

Na terceira e última parte da entrevista com Laurentino Gomes falamos sobre seu último livro escrito em parceria com Osmar Ludovico, "O Caminho do Peregrino", o qual reúne questões históricas e meditações sobre as Escrituras, além de trazer um relato emocionante do reencontro de Laurentino com o Cristianismo.


Curiosamente, a obra teve uma publicidade relativamente pequena junto à mídia, poucas reportagens, poucas entrevistas ou programas de TV. Por qual razão? Confira!


Rodrigo de Bem Nunes – Além da famosa trilogia “1808”, “1822”, “1889”, há um outro livro seu mais recente escrito junto do Osmar Ludovico, chamado “O Caminho do Peregrino". Poderia falar sobre o que ele trata?


Laurentino Gomes – Este é uma obra que, na verdade, eu não esperava escrever. Mas aconteceu uma grande transformação na minha vida, que resultou na redescoberta das minhas raízes Cristãs e o livro fala deste assunto.


Rodrigo de Bem Nunes – Parte dele é um relato bastante pessoal...


Laurentino Gomes – Pois é, eu sou de uma família católica, do interior do Paraná. Na infância eu praticava o catolicismo por tradição, seguindo o exemplo dos meus pais. Mas eu acabei me afastando e muito tempo depois acabou acontecendo um grande milagre: eu fui chamado de volta, fui redescobrindo o significado profundo da minha vida, que por sua vez tinha tudo a ver com o cristianismo. Isso pra mim foi uma coisa muito libertadora, redescobrir que eu tinha um Salvador, que tinha uma razão transcendente, espiritual para minha vida, que ela não se resumia apenas ao visível.


Rodrigo de Bem Nunes – No livro, além de trazer detalhes sobre esta jornada espiritual, mencionas a peregrinação que de fato fizeste a alguns lugares, certo?


Laurentino Gomes – Eu e a Cármen, minha esposa, fizemos três peregrinações em um espaço de apenas um ano. Fomos a Roma, fomos a Jerusalém e fizemos também o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Então tudo isso foi somando e eu descobri onde estava a essência da minha vida.


Publicidade


Rodrigo de Bem Nunes – Mas “O caminho do Peregrino” tem também um pouco da sua usual abordagem histórica, não?


Laurentino Gomes – Este é um livro confessional de minha parte, mas também abordo alguns fatos históricos referentes ao Cristianismo, ao Judaísmo, a história da Terra Santa, Jerusalém, além das reflexões escritas com maestria pelo Osmar Ludovico.


Rodrigo de Bem Nunes – Um livro que trás um relato pessoal de um dos maiores escritores do país seria uma pauta interessante para qualquer programa de TV, jornal, revista ou portal da internet. Mas sinceramente, noto que houve pouca atenção midiática em relação a esta obra. Tu também tiveste esta impressão?


Laurentino Gomes – Sim, de fato...isso até me surpreendeu. Houve uma certa reação silenciosa negativa em relação a este livro. A repercussão foi muito menor; Jesus Cristo não é um tema muito politicamente correto nos ambientes de redação, nas emissoras de rádio e TV, na imprensa em geral. É como se fosse um “não-assunto”. Mas é natural que seja assim. Esta é uma dimensão que só entende quem foi chamado e quem não foi chamado pode acabar rejeitando essa dimensão.


Rodrigo de Bem Nunes – Bom, digamos que a experiência cristã, desde seus tempos mais primórdios, não trata exatamente de conforto, uma vez inserido nela.


Laurentino Gomes – Isso! As pessoas às vezes acham que a experiência de renascimento espiritual, de conversão é algo confortável, que você vai estar em paz, tranquilo. Diria que é uma experiência desconfortável, pois você passa a se sentir deslocado em relação aos valores e aos parâmetros de avaliação de um mundo amplamente secular, quase anti-religioso. É preciso estar preparado para isso.

Autor

Rodrigo de Bem Nunes

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS