NOVO HAMBURGO

25°C

Publicidade

Prefeitura gera multa em razão de lixo e entulhos acumulados em terrenos particulares

Para contribuir no combate aos descartes irregulares de lixo e entulhos, a população de Novo Hamburgo pode denunciar

04 de Julho, 2017 às 18:54

Terrenos foram limpos e multas foram aplicadas em ação aguardada pela população. PMNH/Divulgação

Zelar pelas boas condições de uma cidade não é atribuição única do Poder Público. Cada cidadão tem de fazer a sua parte e colaborar para o bem-estar da população. Em razão disso, a Prefeitura de Novo Hamburgo adotou um procedimento a muito cobrado por hamburguenses. Terrenos particulares que estavam com acúmulo de lixo e de entulho foram limpos pela Diretoria de Limpeza Urbana, ligada à Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu). Os proprietários foram notificados pela fiscalização da Pasta e não efetuaram a limpeza dos terrenos no tempo legal determinado pela advertência, gerando uma multa pela Prefeitura.


Os terrenos que foram limpos estão localizados na rua Araponga, no bairro Jardim Mauá; na rua Walter Jobim, no bairro Primavera; na rua marechal Cândido Rondon, no bairro Primavera; na rua Gomes Jardim, no Centro; e na rua Andrade Neves, no bairro Guarani.


Novo Hamburgo possui diversos terrenos particulares em estado de abandono e a Diretoria de Limpeza Urbana está realizando fiscalizações periódicas com o objetivo de diminuir essa incidência, que pode gerar até problemas de saúde pública. Deixar de limpar estes espaços é uma infração do Art. 37 inciso II, do Código de Limpeza Urbana. Inicialmente, o proprietário do terreno é notificado via correio, e, após o prazo de 15 dias do retorno desta notificação à Prefeitura, se o dono do espaço não remover o entulho, recebe multa no valor de R$ 961,96. Este valor é somado ao IPTU do proprietário do terreno no próximo ano de pagamento da taxa.


Publicidade


Para contribuir no combate aos descartes irregulares de lixo e entulhos, a população pode denunciar, em caso de flagrante, por meio do telefone 99645-7266. Nos demais casos de entulhos em lugares irregulares, os moradores podem abrir um protocolo de solicitação da retirada pelo telefone 3097-9400.



DESCARTE CORRETO


A população hamburguense pode contribuir com uma cidade melhor e minimizar os problemas com lixo sendo consciente no destino dos materiais. A Prefeitura disponibiliza dois ecopontos para o descarte correto dos resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas. São eles:



- Ecoponto Zona Leste (Canudos)

Endereço: Rua Dublin, 809;

Tipos de Resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.



- Ecoponto Zona Sul (Santo Afonso)

Endereço: Avenida Montevidéu, 520;

Tipos de Resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS