NOVO HAMBURGO

23°C

Publicidade

Mudas de chás, temperos e árvores em troca de computadores, lâmpadas e... geladeiras!

Escambo mobilizou dezenas de moradores de Ivoti na XIII Semana do Meio Ambiente

07 de Junho, 2017 às 10:21

Atividade ocorreu nesta terça-feira na programação da Semana do Meio Ambiente. Fotos Sandra Hess/Prefeitura de Ivoti

Depois de entregar uma impressora, carregadores de celular, pilhas e cabos de computadores, a estudante de Arquitetura Priscila Rusch, do Bairro Jardim Panorâmico, recebeu uma muda de lavanda. O “escambo” criado pela Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, esteve integrado à XIII Semana do Meio Ambiente nesta terça-feira, dia 6. Segundo o titular da pasta, Renato Veiga Junior, os moradores aproveitaram o dia para se desfazerem de materiais eletrônicos em desuso. “Muitos deles até aguardam pela data, mas é importante destacar que o Ceami recebe os materiais o ano inteiro”, informou.


Durante a tarde, a equipe da Secretaria Municipal também percorreu estabelecimentos comerciais para reforçar a aplicação da legislação que trata da Logística Reversa. “O comércio já está ciente e está recebendo as lâmpadas dos moradores, mesmo sem nota fiscal ou mesmo que não sejam clientes, e estão se organizando para fazer a destinação corretamente”, informou o secretário, após a visita. “Lojas de redes maiores, inclusive, estão se organizando por meio de suas matrizes e as menores podem se organizar via entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas”, completou Renato.


MERCÚRIO NAS LÂMPADAS


A preocupação com as lâmpadas é maior porque elas contém mercúrio e, se quebradas, podem causar danos ao homem e ao meio ambiente. “Por isso da importância de embalarem separadamente e devolverem nos pontos comerciais”, informou a licenciadora do Município, Sarah Petrykowski Peixe. Além de lâmpadas, pilhas, baterias e eletro-eletrônicos devem ser descartados corretamente em campanhas de coleta ou no Centro de Educação Ambiental do Município de Ivoti (Ceami), que atende na rua Santa Clara, 3000, no Bairro Bom Pastor e atende das 8h às 17h30.


Uma geladeira Consul, da década de 1980, em funcionamento, porém, em desuso, foi entregue pelo pedreiro Mário Hammes. “Ficamos sabendo da campanha hoje. Ela estava muito tempo parada em casa e não queríamos colocar na frente de casa pois vai saber o destino que iriam dar a ela.


Assessoria de Imprensa/Ivoti

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS