NOVO HAMBURGO

36°C

Publicidade

Verdgii, um restaurante de superlativos em Novo Hamburgo

Espaço no bairro Boa Vista completará um ano criando um perfil de excelência em gastronomia

06 de Maio, 2017 às 09:10

Em junho do ano passado, produzi reportagem falando da abertura de um novo restaurante no barro Boa Vista, em Novo Hamburgo. Era o Verdgii, do chef José Forte. Escrevi: “O Verdgii foi pensado com detalhes que imprimem característica única ao restaurante e que representam muito do que o chef pensa sobre gastronomia.”


Quase um ano depois, retornei ao Verdgii para comemorar uma data especial. E me senti na obrigação de voltar a escrever. A proposta do chef hamburguense é recheada de superlativos. Mas não de firulas e extravagâncias. São os superlativos dos detalhes. É a lareira dando as boas vindas. É o cenário aconchegante e acolhedor, num misto de ambiente caseiro com a sofisticação do rústico mesclado ao moderno. É a absurda transparência da cozinha onde tudo pode ser visto, conferido, apreciado. A decoração tem a delicadeza de objetos da família mesclados com lembranças das viagens do chef e alguns pequenos arrojos, como a natureza encravada no meio do restaurante.


Não pense em farto cardápio, com muitas páginas. Não imagine uma extensa carta de vinhos. Pense que as opções oferecidas – em quantidade mais do que suficiente para diferentes gostos, paladares e fomes – foram pinçadas numa seleção de receitas. Tem entradas, massas, carnes e frutos do mar. E sobremesas, naturalmente. É um local onde se pode optar entre um penne com gorgonzola, lagostas e vieiras frescas ou, ainda, um suculento filé mignon ou um saboroso cordeiro. Ah, e talvez o garçom poderá informar que determinado prato não está disponível aquela noite. A explicação é simples: não tinha matéria-prima fresca no mercado, o chef prefere não oferecer aos clientes.


Publicidade


Especializado em cozinha mediterrânea, o Verdgii é para slow food. Destine tempo. Não vá correndo. Enquanto o chef Zé e sua equipe preparam seu pedido, circule pelo jardim e confira outro espaço ímpar: uma horta particular em vários vasos. Rúcula, alface, agrião, salsa crespa, beterraba e tomate cereja são algumas das culturas plantadas e que sairão direto da horta para temperar ou completar pratos do cardápio. E quando a refeição chega, servido numa generosa louça branca, a explosão de aromas pelo ar.


Ao final, enquanto se paga a conta, a sensação de ter vivido uma experiência gastronômica diferenciada invade por completo. Saindo do ambiente e caminhando até o carro estacionado na Rua São Borja, onde fica o restaurante, os pensamentos ficam leves. É o superlativo da satisfação.


Levar celular? Se der, evite. Se não der – pode ter criança pequena em casa – deixe ele acomodado na bolsa ou no bolso do casaco. Não perca a concentração. O Verdgi é para ser apreciado em todos seus detalhes.


Para quem está a fim de conferir, o Verdgii fica na Rua São Borja, 370. O telefone para reservas é (51) 98259.5001. Ele abre ao público sempre nas quintas-feiras e sextas-feiras.

Autor

Martin Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS