NOVO HAMBURGO

32°C

Publicidade

Vila do Desespero

Obra do autor Cezar Lopes terá lançamento nesta quinta-feira em livraria de Novo Hamburgo

25 de Abril, 2017 às 18:51

Depois de ler livro o Vila do Desespero, de Cezar Lopes, fiquei com aquela sensação estranha de que eu não sei nada sobre a sociedade que me circunda. Fico na minha zona de conforto, que foi também conquistada a duras penas, e não me dou conta ou não quero ver a realidade de uma grande parte da nossa sociedade.

Com certeza a experiência do autor como Assistente de Direção Institucional da FASE (Fundação de Atendimento Socio-Educativa – antiga Febem) para onde vão os menores infratores foi fundamental para poder ambientar com tanta realidade e tanto movimento, o ambiente dessa Vila.


Como ele mesmo diz, para levar um trabalho desses a bom termo, a gente tem de se envolver no modus vivendi e nas culturas disso que, para muitos dos que estão lendo, é o submundo. E nessa situação toda a ganância dos poderosos entra em cena. Como sempre e em qualquer lugar do mundo. Misturando o poder instalado, com prostituição, com drogas, com interesses obscuros, propinas e tudo o mais tão em moda atualmente.


Publicidade


E a miopia dos líderes de esquerda, que mostram a engenhosidade da construção de uma ação política, não enxergam melhor solução do que serem populistas e perpetuarem a situação de extrema pobreza. Porque dá voto! São capítulos do cotidiano, mas um verdadeiro interessado na melhoria daquela população teria feito um outro tipo de negociação. Estava tudo ali para ser feito, mas preferiram não mudar nada. E com o apoio do povo!


Enfim, é um livro de 127 páginas, mas que quando se chega ao final, tem-se a impressão de ter lido 500, de tão envolvente, de tão intenso e de tão profundo o seu conteúdo. Fácil de ler, sem páginas e páginas de descrições, é tudo ação. E surge uma sociedade dentro da outra, como verdadeiras matrioscas (palavras do autor).


Cezar Augusto Lopes é morador de Estância Velha Velha, se formou em Magistério, Ciência da Computação, fez grande parte de Direito e Licenciatura em História. É um ser inquieto, inteligente, lógico e muito pensante.


O lançamento do livro será no dia 27 de abril, na Livraria Noble Book, na Rua Marcílio Dias, na quadra entre a Bento Gonçalves e a Avenida Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo, a partir das 19 horas. Sugiro a leitura. Vale a pena prestigiar esse autor local, que tão bem escreve sobre a nossa realidade.

Autor

Edela Land

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS