NOVO HAMBURGO

32°C

Publicidade

Dez detalhes e fachadas da história de Novo Hamburgo que bravamente resistem ao tempo

Reportagem do Portal Martin Behrend fez registros fotográficos que ajudam a contar a história do município

05 de Abril, 2017 às 18:01

Registros da história de Novo Hamburgo garimpados pelo Portal Martin Behrend

Fazer uma seleção sempre carrega uma certeza: haverá protestos, contestações e avaliações de que faltou algo ou alguém. No dia em que Novo Hamburgo celebra 90 anos de sua emancipação (5 de abril), tendo o seu grito de independência em relação a São Leopoldo, a reportagem do Portal Martin Behrend faz um registro histórico. São dez detalhes ou espaços de Novo Hamburgo que bravamente resistem ao tempo.


São verdadeiras testemunhas do desenvolvimento da cidade que cresce, se desenvolve, mas que ainda mantém o orgulho de suas origens. Mais do que isso: é um reconhecimento a quem lá atrás se dedicou firmemente para desenvolver Novo Hamburgo.


1 - Rua Joaquim Caetano, Hamburgo Velho – Placa e porta de entrada da antiga indústria de Oscar Kunz.


2 - Rua General Osório, Hamburgo Velho – Identificação na fachada do prédio da loja Tok Íntimo indica a antiga loja de Carlos Berner Fazendas e Miudezas


Publicidade


3 - Rua General Osório, Hamburgo Velho – O atual prédio do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo foi sede da Sociedade de Cantores Frohsinn, fundada em 4 de maio de 1888 e que deu origem à Sociedade Aliança.


4 - Rua General Daltro Filho, Hamburgo Velho – A lira reina na parte frontal da antiga casa de Samuel Diestchi, que teve grande contribuição para a cultura e a música no município.


5 - Rua Piratini, Hamburgo Velho – Antiga escola de educação infantil com a identificação em alemão.


6 - Rua Lucas de Oliveira, Centro – O letreiro da antiga fábrica de calçados Adams registra aquela que foi uma das potências calçadistas do município. Está no prédio ocupado pela Faculdades Ftec.


7 - Rua Borges de Medeiros, Rio Branco – O letreiro quase todo encoberto pelas árvores não apaga as lembranças. O atual Colégio Estadual 25 de Julho foi a conceituada Escola Normal Pedro II.


8 - Rua Oscar Emílio Müller, Vila Nova – 100 anos da Imigração Alemã – registro no Monumento ao Imigrante, o mais importante de Novo Hamburgo, que hoje se encontra dentro da Sociedade Aliança. Visitação ao público é gratuita e ocorre sempre em horário comercial, de segunda-feira a domingo.


9 - Avenida Bento Gonçalves, Centro – Busto de Borges de Medeiros, que assinou o Decreto de Ouro confirmando a emancipação. O busto está na Praça 20 de Setembro, local onde em 5 de abril de 1927 de comemorou a emancipação. Foi inaugurado em 1959.


10 - Rua Silveira Martins, Centro – Casa onde viveu Pedro Adams Filho. Foi recuperada pelo empresário João Carlos Hartz. Atualmente, a Fortuno Hamburgueria ocupa o espaço.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS