NOVO HAMBURGO

25°C

Publicidade

Muro da cabeceira da Ponte do Imperador deverá ser restaurado

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) visitaram o local

04 de Abril, 2017 às 16:47

Ponte de Imperador é local de visitação turística em Ivoti. Prefeitura de Ivoti/Divulgação

A prefeita Maria de Lourdes Bauermann recebeu o arquiteto responsável pela preservação da Ponte do Imperador, Iran Fernando da Rosa, da Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A prefeita foi informada de que a Prefeitura foi notificada desde 2014 para a necessidade de restauro do muro da cabeceira.


O primeiro passo será a contratação de um diagnóstico do local, e, em seguida, do projeto de restauro, para então realizar a execução. “Temos um compromisso com a história local, mas também com o contexto nacional da imigração. Vamos aguardar as próximas etapas e buscar, inclusive, a parceria de entidades para viabilizar a completa restauração”, falou Maria.


A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Obras Alcido Ratzinger, a arquiteta Carolina Barlem Gemelli, a engenheira Kelly Lemes da Silva, o funcionário João Carlos Thewes, a diretora de Turismo, Madalena Petry e a diretora de Cultura, Raiama Trenkel.



CASA INTERDITADA


Publicidade


Mesmo que somente a ponte seja tombada, o entorno também requer cuidados. Durante a visita, a prefeita manifestou o desejo de fazer a reconstrução do muro, bem como, de corrigir todo o reboco existente, já com partes em deterioração. Maria também mostrou uma das casas em estilo enxaimel onde vinha sendo usada como depósito. Ao longo dos últimos anos, a estrutura ficou abalada e, para garantir mais segurança e proteção ao patrimônio, deverá ser interditada nos próximos dias.


Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Ivoti

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS