NOVO HAMBURGO

32°C

Publicidade

Um mês após a emancipação em 1927, Novo Hamburgo ganhou seu jornal. Confira as primeiras notícias!

O 5 de Abril começou a circular em 6 de maio de 1927 e foi o primeiro jornal do município

25 de Março, 2017 às 19:55

Capa da primeira edição de O 5 de Abril em 6 de maio de 1927

A estruturação de um jornal foi uma das primeiras medidas adotadas logo após a confirmação emancipação de Novo Hamburgo em 5 de abril de 1927. Com a liberdade na relação com São Leopoldo, era fundamental ter um veículo de comunicação capaz de unir a comunidade do recém-criado município. Coube a Leopoldo Petry articular o surgimento do primeiro periódico numa parceria com o tipógrafo Hans Behrend. Petry foi o mentor intelectual e Behrend entrou com o maquinário e tecnologia gráfica para imprimir a publicação.


O nome do jornal? O 5 de Abril, numa inequívoca homenagem à data que imortalizou a independência de Novo Hamburgo. O Portal Martin Behrend mergulhou na primeira edição do semanário para resgatar algumas das primeiras notícias na edição de número 1.


ENFERMO – Adoeceu, hoje, subitamente o jovem Adriano Bender, funccionario do Banco da Provincia e filho do Snr. Luiz A. Bender.


ANNIVERSARIO - Completou a 2 do corrente o seu 82º anniversario o venerando ancião Majos Luis Bender. Parabéns.


BANCO N. DO COMMERCIO – Este acreditado estabelecimento de credito mandará construir nessa villa alteroso palacete para nelle instalar a séde de sua filial. As obras serão atacadas em breves dias.


Publicidade


CONSORCIO – Realizar-se-a segunda-feira próxima, 9 do corrente, o enlace matrimonial do senhor Julio Adams, socio da opulente firma Pedro Adams Filho & Cia, desta praça, com a senhorita Irma Martins, filha dilecta do senhor José J. Martins, capitalista e presidente da comissão executiva do Partido Republicano local.

O acto religioso será celebrado no templo catholico desta villa, ás 17.30, devendo o acto civil ter logar na séde da Sociedade Gymnastica ás 18.30, onde em seguida será servido lauto banquete aos innumeros convidados.

Serão paranymphos por parte da noiva os senhores Aldino Selbach e Armando Koch com suas Exmas consortes e por parte do noivo os senhores Pedro Adams Filho e Albano Adams com suas Exmas esposas.

No mesmo dia o Snr. José J. Martins e Da. Augusta Jaeger Martins festejarão o seu 22º anniversario de casamento. A todos os nosso parabéns.


SANATORIO – Estamos informando que trata-se da construção nesta villa, de um grande edifício para nelle ser installado um Sanatorio.


ADVOGADOS – EstabeleceU escriptorio de advocacia nesta villa o senhor Antonio Bemfica Filho, que exercia a sua actividade em São Leopoldo. Também os drs. Jacob Kroeff Netto e Carlos Lisboa Ribeiro montaram um escriptorio nesta villa, conforme se vê do annuncio publicado na secção competente.


VIAJANTES – Seguirá na semana próxima para o Rio de Janeiro, onde irá contrahir núpcias, o senhor Otto Vogt, do alto commercio de Hamburgo Velho.


HOTEL DOS VIAJANTES DE CRAMER E CHAVES – Camas asseiadas, especial cosinha, banhos frios e quentes a toda hora, todos os quartos com luz directa. Preços razoaveis. Rua General Netto, n. 2, Novo Hamburgo, próximo á Estação da Estrada de Ferro.


THEOBALDO WEISSHEIMER – Mudou-se para o seu edifício novo. Loja de ferragens, louças e vidros, tintas, armas de fogo e munições, fogões, camas de ferro, etc. Especialidade da casa: ferramentas para sapateiros e marceneiros.


FELIPPE BLANKENHEIM – Importador de instrumentos de musica, ferragens, artefactos de alluminio, louças e vidros, armas e munições e artigos de bazar. Representação da fabrica de fogões e camas de ferro Wallig. Moveis de madeira e de vime. Variado sortimento de calçados para homens, senhoras e creanças.


DENTISTA – Ao respeitavel publico de Novo Hamburgo e arredores offereço os meus serviços profissionaes. Mantenho o meu gabinete em casa da Vva. Lydia Wolf, ao lado da Agencia Ford, onde attendo a toda hora meus clientes. Preços razoaveis. P. Cyrillo Wolf

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS