NOVO HAMBURGO

23°C

Publicidade

Espaço Cultural Antiga Matriz recebe projeto de modernização

Ações visam melhorias no espaço e fazem parte de um primeiro projeto de revitalização do equipamento cultural de Dois Irmãos

22 de Março, 2017 às 08:13

Espaço Cultural Antiga Matriz receberá investimentos e melhorias. Ita Kirsch/Divulgação

A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC DI) aprovou junto ao Ministério da Cultura um projeto que prevê melhorias no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel. O “Projeto Equipar – Modernização e Qualificação do Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel” recebeu recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet -, tendo concluído a fase de captação em dezembro de 2016. O projeto prevê ações que envolvem a aquisição de novos mobiliários, a criação de sua identidade visual e de novos meios de divulgação. As melhorias permitirão dar continuidade e ampliar ainda mais os eventos culturais que ali são realizados. Com patrocínio master da Sulgás e BRDE e patrocínio das empresas HS Consórcios, Calçados Wirth e Fröhlich S/A, o projeto conta ainda com o apoio da Caderode e Agência Like e gestão cultural da Imago Produtora.


A execução iniciou em janeiro e suas ações culminarão com um evento de apresentação, em maio de 2017. Vera Maria Rausch, coordenadora do Projeto Equipar, do Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel e integrante da AAPHeCDI, explica que as melhorias integram uma proposta maior de modernização do equipamento cultural, que se inicia com este primeiro projeto e prosseguirão nos próximos anos em uma sequência de ações que primam pela revitalização do local, permitido a otimização de sua estrutura e de acesso ao seu acervo.


O Espaço Cultural

Tendo passado várias obras de restauro antes de tornar-se um espaço cultural, esta será a primeira vez que a Antiga Matriz recebe um projeto que busca modernizar internamente o local, qualificando-o para receber diferentes atrações culturais. As metas envolvem a aquisição de novas cadeiras para o público, módulos de praticáveis para o palco, entre outros mobiliários, e a criação de uma área expositiva permanente para as Artes Visuais, como destaca a produtora executiva do Projeto Equipar, Luana Khodja. “A Galeria irá favorecer a vocação do Espaço Cultural Antiga Matriz como principal equipamento cultural do município de Dois Irmãos. Além disso, as aquisições para a área do palco e da plateia permitirão receber mais e melhor a diferentes atrações artísticas e a seus públicos”.


Publicidade


A atitude visionária dos Amigos da Antiga Matriz, atual AAPHeCDI, lutando pela preservação do antigo templo religioso no início dos anos 90, permitiu que, além da conservação da edificação, parte da história da formação da comunidade dois irmonenses fosse salvaguardada com a criação do Espaço Cultural.


Inaugurado em 2007 o Espaço Cultural Antiga Matriz, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE), e por Lei Municipal, tornou-se lugar para o fomento e para a fruição das artes, do patrimônio histórico e da cultura. O local tem sido palco de diferentes atrações culturais, promovidas pela entidade, pela prefeitura municipal, entre outros produtores culturais, que buscam a Antiga Matriz para a realização de atrações nacionais e internacionais, sendo hoje um dos principais equipamentos culturais da região.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS