NOVO HAMBURGO

24°C

Publicidade

​Secretaria de Cultura e Iphan começam retomada das obras do antigo Lar da Menina

Secult também já iniciou conversas para recuperação do Monumento ao Imigrante, que completa 90 anos em novembro

26 de Fevereiro, 2017 às 11:28

Reuniões no antigo Lar da Menina foram realizadas nesta semana. Fotos Joel Reichert/Especial Secretaria de Cultura

Retomar as diretrizes para a restauração do antigo Lar da Menina, localizada no Centro Histórico de Hamburgo Velho, foi o objetivo da reunião entre o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O encontro aconteceu no Centro de Cultura na quinta-feira, 23, com o propósito de dar continuidade às obras de restauro do casarão, localizado na Av. Maurício Cardoso, e tornar o local em um aparelho cultural importante para o bairro de Hamburgo Velho. “Além desta restauração queremos estar muito perto do Iphan e, ao mesmo tempo, nessa perspectiva patrimonial, conhecermos as possibilidades que temos de apoios e financiamentos para Novo Hamburgo”, ressaltou Ralfe. As obras de restauração foram paralisadas em 2013 após denúncias do Ministério Público de supostas irregularidades na condução do processo. Um ex-vereador do PDT estaria envolvido em fraudes na licitação.


Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 8 de maio de 2015, o Centro Histórico de Hamburgo Velho se tornou, segundo a arquiteta Sandra Petry Michalczuk, técnica do Iphan, em um bom exemplo da implementação das diretrizes de preservação histórica. De acordo com o arquiteto Iran da Rosa, também representante do Instituto, o caso já foi tema de oficinas em outros estados como modelo para aprendizado e aprimoramento de equipe. “Costumamos dizer que a preservação do patrimônio de Hamburgo Velho é um exemplo de qualidade de vida, vontade da comunidade e política”, destaca Rosa. Aos representantes do Iphan, Ralfe entregou uma cópia do cronograma, originalmente repassado ao Ministério Público, que prevê a finalização das obras de restauro em até 12 meses.

Após a reunião, os técnicos do Iphan, acompanhados do servidor público e arquiteto Edson Tosi e da ex-gerente do Departamento de Valorização do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Hannelore Tessmer, e o historiador e servidor da Secretaria de Cultura, Paulo Daniel Spolier, visitaram as obras do Lar da Menina. A edificação de 1.070 metros quadrados consiste em um prédio de quatro andares e um anexo de três. Tosi relatou sobre o histórico da reforma e análises técnicas que envolvem a restauração do prédio. Em 2008, espaço foi tombado e adquirido pela Prefeitura de Novo Hamburgo.


Publicidade


MONUMENTO AO IMIGRANTE


Além dessa frente de trabalho junto ao antigo Lar da Menina, a Secretaria de Cultura também teve reunião nesta semana para começar a tratar da recuperação do Monumento ao Imigrante, localizando dentro da Sociedade Aliança. Neste ano, o monumento completará 90 anos e ele figura no coração da bandeira do município. Sem a devida manutenção nas últimas administrações, o monumento precisa receber atenção especial pela sua história de quase um século de existência.


Integrantes da Secult, da Sociedade Aliança e especialistas trocaram informações e novos encontros serão realizados. Em reportagem do ano passado, o Portal Martin Behrend denunciou a omissão da Prefeitura e apontou uma série de problemas no local: http://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/i...

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS