NOVO HAMBURGO

24°C

Publicidade

Afinal, temos ambulância em Novo Hamburgo! Manchete há 70 anos no jornal O 5 de Abril

Edição de 14 de fevereiro de 1947 trouxe na capa a conquista de uma ambulância para Novo Hamburgo

11 de Fevereiro, 2017 às 19:56

Foto da ambulância foi destaque na capa do jornal O 5 de Abril

A primeira ambulância a comunidade nunca esquece... Pois foi em fevereiro de 1947, mais precisamente no dia 6 de fevereiro daquele ano que uma nova ambulância estacionou em Novo Hamburgo para receber sua placa e começar a servir aos hamburguenses.


A reportagem do jornal O 5 de Abril, na edição de 14 de fevereiro de 1947 – há 70 anos! – traz mais detalhes da chegada da primeira ambulância. Curiosidades: atualmente, o município conta com quatro ambulâncias na base do Hospital Municipal, sem contar as ambulâncias de empresas. E o Hospital Municipal só foi inaugurado oficialmente em 1º de novembro de 1947.


"Mais uma lacuna está sanada em nossa cidade. Uma lacuna, aliás, das mais sensíveis. Já temos uma ambulância.


Em nossa edição de 22 de setembro de 1944, sob o título “Problemas da cidade”, focalizava-mos a falta, sob todos os pontos de vista, digna das mais severas críticas, de um veículo adequado à condução de doentes e acidentados. Isso fizéramos após assistirmos um acidente verificado à rua da República esquina Rua Júlio de Castilhos, do qual dois homens gravemente feridos permaneceram por espaço superior a uma hora estirados em plena calçada por falta de um veículo que os transportasse ao hospital a fim de receberem a urgente assistência médica de que necessitavam. Finalmente, após mais de uma hora de sofrimento ao relento, foram os acidentados recolhidos ao hospital num caminhão de carga. Um deles veio a falecer.


Publicidade


Nosso artigo deu lugar a uma carta do então prefeito municipal dr. Alberto Severo, no qual s.s. dizia já haver tomado as providências necessárias para aquisição de uma ambulância, por intermédio da Coordenação da Mobilização Econômica.


Dois anos se passaram. Muita falta continuou fazendo o carro ambulância. Mas finalmente, ele apareceu.


Foi esta surpresa que recebemos na manhã de quinta-feira da semana passada, ao transitarmos pela Avenida Pedro Adams. À frente da Delegacia de Polícia, um carro ambulância, novinho em folha, tendo a realçar-lhe a alvura um letreiro em vermelho vivo onde se lê: “Assistência Pública Municipal”, recebia das autoridades do trânsito as placas brancas com o número 15-89-98, correspondentes ao município de Novo Hamburgo.


E aí está, dêsde quinta-feira, a serviço da população, o carro cuja falta passava à nossa cidade um dos piores atestados de atrazo e desumanidade.


Da mesma altura em que verberamos há dois anos passados, a falta de uma ambulância, falta esta imperdoável numa cidade em marcha evolutiva como a nossa, folgamos hoje em registrar o enriquecimento do patrimônio municipal com um veículo dessa natureza.


Deixamos, por certo, de assistir os tristes quadros que se nos apresentavam as jornadas feitas a pé ou em veículos inadequados, por doentes ou acidentados, quando em demandas dos hospitais."

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS